Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

19/03/09 - Carga Pesada: MPF denuncia 20 por tráfico internacional de drogas

Grupo enviava cocaína para Europa e Africa do Sul; Funcionários públicos federais, empregados do Aeroporto de Guarulhos e policiais civis faziam parte do esquema

O Ministério Público Federal em Guarulhos denunciou hoje 20 pessoas por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico. Entre os denunciados estão nigerianos e brasileiros, entre os quais policiais civis, funcionários públicos federais e empregados do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A operação Carga Pesada, deflagrada em 10 de março deste ano pelo MPF e pela Polícia Federal, mostrou que um grupo de pessoas tentava enviar cocaína para Europa e Africa do Sul por meio do Aeroporto de Guarulhos. Investigações mostraram que, por quatro vezes, entre 2006 e 2009, o grupo tentou enviar mais de 250 quilos da droga para o exterior.

Segundo denúncia do MPF, os nigerianos eram os responsáveis por exportar a droga para o exterior. Para isso, contratavam brasileiros para coordenar o envio por meio do aeroporto de Guarulhos, que, por sua vez, ofereciam dinheiro a funcionários públicos federais e empregados do aeroporto para facilitar o embarque da mercadoria.

Em uma das vezes que o grupo tentou exportar a cocaína para a Africa do Sul, dois integrantes foram pegos por policiais civis que, sem formalizar qualquer termo de ocorrência policial ou auto de prisão em flagrante, os levaram para a delegacia, onde teriam exigido R$ 35 mil dos traficantes para não os prenderem em flagrante.

Estes mesmos policiais que liberaram os traficantes se tornariam, mais tarde, uma espécie de segurança de integrantes da quadrilha, prometendo e assegurando que o envio de droga para o exterior não seria impedido por órgãos estatais.

Mais tarde, outros policiais civis descobriram o esquema e também exigiram propina em troca de silêncio e omissão. Estes estão sendo denunciados por formação de quadrilha armada e concussão.

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Bruno Zani e Marcelo Oliveira
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita