Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

26/11/10 - Peritos voltam ao cemitério Vila Formosa em busca dos restos mortais de desaparecidos políticos

Dependendo do que for encontrado pela equipe de peritos, há a possibilidade de exumação para análises posteriores

Nesta segunda-feira, 29 de novembro, às 10h, representantes do Ministério Público Federal em São Paulo e da Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) – ligada à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, do Instituto Nacional de Criminalística do Departamento de Polícia Federal e do Instituto Médico Legal do Estado de São Paulo retornam ao cemitério Vila Formosa, na zona leste de São Paulo, para a abertura do depósito clandestino localizado debaixo de canteiro onde ficava um letreiro do cemitério. Dependendo do que for encontrado pela equipe de peritos, há a possibilidade de exumação para análises posteriores.

Os trabalhos de busca no cemitério Vila Formosa, iniciados no dia 8 de novembro, visam localizar os restos de aproximadamente dez desaparecidos políticos, entre os quais, os de Virgílio Gomes da Silva, o Jonas. Mais de 450 pessoas foram mortas ou desapareceram durante o período do último regime militar no Brasil (1964-1985).

A família de Virgílio Gomes da Silva obteve documentos que apontam o número do terreno em que ele teria sido enterrado no cemitério da Vila Formosa, em 1969.  Essas informações foram repassadas à procuradora da República Eugênia Gonzaga e ao procurador regional da República Marlon Alberto Weichert. No  trabalho de buscas foi constatado que a sepultura e respectiva quadra foram renumeradas, bem como a possibilidade de que os restos mortais tenham sido transferidos para outro local.

Uma análise realizada com base nos dados preliminares coletados com a ajuda de um radar de penetração no solo (GPR), combinado com fotografias aéreas de 1972, permitiram aos peritos localizar uma estrutura embaixo de um canteiro onde antigamente se encontrava um letreiro do cemitério que pode ser um depósito de ossos. A avaliação é de que esse compartimento tenha aproximadamente 3 metros de largura por 3 de comprimento, com profundidade indefinida.

HISTÓRICO - Até a construção do Cemitério de Perus, os cadáveres dos militantes políticos eram enterrados em outros cemitérios públicos, sendo o mais conhecido o de Vila Formosa.

Na mesma época em que foram concluídas as ações de ocultação de cadáveres em Perus (exumações em massa e transferência para vala comum), em 1975, o Cemitério de Vila Formosa também passou por um processo de descaracterização. É o que foi apurado pela Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal de São Paulo, instituída por ocasião da abertura da vala do Cemitério de Perus, em 1990. Tais alterações foram realizadas sem qualquer projeto formal de reforma, registro ou cautela em preservar a possibilidade de futura localização de sepulturas.

Mais informações:
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Assessoria de Comunicação
11-3269-5068
ascom@prsp.mpf.gov.br
www.twitter.com/mpf_sp

Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República
Comissão Especial sobre Mortos e Desaparecidos Políticos – CEMDP/SDH/PR
Assessoria de Comunicação
061. 2025. 3498 / 9805
imprensa@sedh.gov.br
www.direitoshumanos.gov.br
 

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita