Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

21/05/09 - Grupo que usava nome falso para abrir conta bancária é denunciado pelo MPF

Segundo a denúncia, objetivo do grupo era receber o crédito oferecido pelos bancos

O Ministério Público Federal em Jales denunciou quatro homens que estão presos por usarem documento falso para abrir conta bancária na Caixa Econômica Federal (CEF) e por falsificarem vários documentos como carteira de identidade, CPF, Certidão de Nascimento e outros documentos públicos na cidade de Santa Fé do Sul, interior do Estado de São Paulo.

O vendedor Pedro de Oliveira Souto, de 74 anos, e seu irmão, o comerciante Natal de Oliveira Souto, de 65 anos, e os vendedores Emerson Santos de Jesus, 29 anos, e Amauri Lopes de Oliveira, 38 anos, foram denunciados por formação de quadrilha, uso de documento falso, falsificação de documento público e falsidade ideológica e, se condenados, podem receber penas de até 25 anos de prisão.

Durante as investigações da Polícia Federal, foi apurado que desde que se mudaram para Santa Fé do Sul, os denunciados utilizavam nomes falsos. O grupo, inclusive, usou documento falso para firmar o contrato de aluguel do imóvel em que estavam morando.

Segundo a denúncia do MPF, com nomes falsos, os quatro homens abriram contas correntes e de poupança na agência da CEF para receber indevidamente crédito bancário. No entanto, o banco suspeitou que os documentos apresentados eram falsos e três dos envolvidos foram chamados na agência e encerraram suas contas sem objeções.

Para o procurador da República em Jales, Thiago Lacerda Nobre, autor da denúncia, os denunciados não reagiram ao verem suas contas fechadas para não levantarem suspeitas. “Pelo que se denota da conduta empregada pelos denunciados, eles pretendiam ganhar a confiança dos bancos, utilizando-se dos integrantes mais velhos do grupo, que, naturalmente inspiram mais confiança, para aplicar golpes de grande monta contra as instituições bancárias e o comércio da região”, disse.

Em busca e apreensão, autorizada pela Justiça, foram encontrados na residência em que morava o grupo, inúmeros documentos em nome de terceiros, como cédulas de identidade, cartões de CPF, certidões de nascimento, declarações de imposto de renda, entre outros.

No quarto de um dos denunciados, foram descobertos carimbos utilizados na falsificação das certidões de nascimento, um rolo de papel com itens de segurança para impressão de documentos e um CD Room utilizado para confeccionar certidões de nascimento e títulos de eleitor, além de diversos documentos de veículos em branco (espelhos).

Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações para a imprensa: Bruno Zani e Marcelo Oliveira
11-3269-5068/5368
ascom@prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita