Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

19/01/10 - Operação Oeste: Ex-policial está foragido da Justiça

PF tentou cumprir ordem de prisão expedida pelo TRF-3, mas não o localizou

O ex-papiloscopista da Polícia Federal Henrique Pinheiro Nogueira, condenado em primeira instância a 9 (nove) anos de prisão, em razão da prática dos crimes de corrupção passiva, estelionato e formação de quadrilha/bando, está foragido da Justiça Federal, conforme informação da Delegacia de Polícia Federal de Marília, datada do último 12 de janeiro.

 

Há um mandado de prisão, expedido em 18 de dezembro de 2009 pela 1.ª Turma do TRF da 3.ª Região, por determinação do Supremo Tribunal Federal. Em processo administrativo, no final de 2009, Nogueira foi demitido pelo Ministro da Justiça Tarso Genro a bem do serviço público.

 

STF - Nogueira havia sido libertado por força de habeas corpus impetrado por sua defesa no Supremo Tribunal Federal. Em 15 de dezembro, após recurso apresentado pelo Subprocurador-Geral da República Edson Almeida, a Segunda Turma do STF restabeleceu a condenação.

 

Considerando erro material, o STF modificou decisão anterior e determinou prosseguimento de ação penal contra Nogueira, acusado de corrupção passiva, estelionato e formação de quadrilha/bando.

 

Por unanimidade, a turma acolheu os embargos de declaração interpostos pela Procuradoria Geral da República para conferir efeitos infringentes e reformar o acórdão embargado, negando a ordem pedida no habeas corpus 96990.

 

A Turma seguiu o voto do relator, ministro Eros Grau, que deu razão ao procurador-geral da República. “No caso de crime de estelionato, formação de quadrilha e corrupção passiva, o acórdão partiu de premissa equivocada, ao considerar que o paciente fora denunciado por crimes funcionais afiançáveis”, disse o relator.

 

Como no julgamento anterior havia sido determinada a expedição de alvará de soltura, a turma também decidiu determinar expedição de mandado de prisão.

 

Assessoria de Comunicação

Procuradoria da República no Estado de S. Paulo

Mais informações à imprensa: Marcelo Oliveira e Fred A. Ferreira

11-3269-5068

ascom@prsp.mpf.gov.br

www.twitter.com/mpf_sp

 

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita