Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

São Paulo

16/09/09 - MPF-Campinas firma TAC para interditar área contaminada em Santo Antonio da Posse (SP)

O Termo de Ajustamento de Conduta foi realizado pelo MPF e pelo Ministério Público Estadual; a Prefeitura de Santo Antonio da Posse se comprometeu a interditar a área próxima ao aterro Mantovani

O Ministério Público Federal em Campinas e o Ministério Público Estadual (SP) celebraram ontem (15/09) um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a interdição de terreno localizado no extremo leste do sítio Pirapitingui, próximo ao aterro Mantovani, na cidade de Santo Antonio da Posse (SP). O termo foi assinado em conjunto com a Prefeitura da cidade, que se comprometeu a interditar a área antes ocupada pela empresa Rebrasoil, por conta da contaminação da água e do solo.

A contaminação desse terreno foi detectada em 2004. Relatório elaborado pela CSD-Geoklock intitulado “Diagnóstico Ambiental Sítio Pirapitingui” confirmava a suspeita da existência de resíduos perigosos no local. Além da presença de resíduos no solo, havia também presença de metais na água e borras de óleo da área.

A presença de uma família no local foi também citada pelo Ministério Público no TAC como incompatível “diante dos riscos à saúde”. A Prefeitura está comprometida a impedir o ingresso e permanência de pessoas não-autorizadas no local. O procurador lembra que o caso envolvendo o aterro Mantovani é antigo. “Práticas inadequadas de disposição final dos resíduos adotadas pelos proprietários dos aterros Cetrin e Mantovani causaram danos ao meio ambiente.”

“Esse TAC é importante para começarmos a recuperar área da Rebrasoil, a qual ficou abandonada durante o processo de recuperação ambiental do sítio Pirapitingui”, diz o procurador Paulo Gomes Ferreira Filho, lembrando que, nos últimos anos, o MPF, em conjunto com o MPE, tem firmado TACs para a recuperação do passivo ambiental na área contemplada pelos dois aterros.

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) assinou o TAC como interveniente.


Assessoria de Comunicação
Procuradoria da República no Estado de S. Paulo
Mais informações à imprensa: Carolina Stanisci
11-3269-5068/5368
ascom@prsp.mpf.gov.br

Contatos
Endereço da Unidade
Rua Frei Caneca, nº 1360
Consolação - São Paulo/SP
CEP 01307-002
(11) 3269-5000
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

 

ATENDIMENTO AO CIDADÃO: canal de comunicação direta da instituição com o cidadão, com acesso aos serviços de representação (denúncia), pedidos de informação, certidões e de vista e cópia de autos. CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5781
 
 
PROTOCOLO ELETRÔNICO: destinado exclusivamente aos órgãos ou entidades públicas e às pessoas jurídicas de direito privado, para envio de documentos eletrônicos (ofícios, representações e outros) que não estejam em tramitação no MPF. CLIQUE AQUI.
 
 
PETICIONAMENTO ELETRÔNICO: destinado a pessoas físicas e advogados para envio de documentos eletrônicos relacionados a procedimentos extrajudiciais em tramitação no MPF (exceto inquéritos policiais e processos judiciais). CLIQUE AQUI.
 
 
ATENDIMENTO À IMPRENSA: CLIQUE AQUI.
(11) 3269-5701  
Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita