Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Sergipe

Eleitoral
11 de Outubro de 2018 às 13h15

Prefeito e vice-prefeito de Poço Redondo (SE) devem ser imediatamente afastados do cargo

Na sessão de quarta-feira (10), a Justiça Eleitoral rejeitou o recurso dos réus e manteve cassação de Ademilson Chagas Júnior e Manoel Rodrigues da Silva

Arte com fundo azul, faixas inferiores e superiores em verde e amarelo, e a palavra Eleitoral ao centro em letras brancas.

Imagem: Secom PGR

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE) manteve, por 5 votos a 2, a cassação do diploma do prefeito e do vice-prefeito do município de Poço Redondo (SE). “Na sessão, também foi decidido que o prefeito e o vice devem ser imediatamente afastados dos cargos”, explicou a procuradora regional eleitoral em Sergipe, Eunice Dantas.

Com a decisão, proferida na sessão desta quarta-feira (10), Ademilson Chagas Júnior e Manoel Rodrigues da Silva também permanecem inelegíveis por oito anos. Eles foram condenados por abuso de poder econômico e compra de votos. Segundo o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), na campanha de 2016, eles distribuíram combustível, de forma generalizada, massiva e repetida, em troca de votos.

Durante a investigação, foram encontradas notas fiscais de aquisição de combustível, no valor de R$ 22.100,50. A defesa alegou que era para abastecer caminhões-pipa de amigos do prefeito. No entanto, o MPE apontou a inconsistência do argumento, visto que também havia notas de compra de gasolina – combustível que não é utilizado em caminhões.

Ainda nas investigações, o MP Eleitoral encontrou faturas de água e de energia com o número dos títulos de eleitor das pessoas que seriam beneficiadas com os pagamentos. Os candidatos gastaram R$ 1.715,15 com a quitação das contas. Na defesa, eles alegaram que se tratavam de faturas de fiscais de partido. Mas, não havia fiscais de partido registrados na Justiça Eleitoral.

Os valores usados para aquisição de combustível e para pagamento de faturas não foram declarados à Justiça Eleitoral, o que configura “caixa 2”. Com os fatos, o MP Eleitoral comprovou o abuso de poder econômico e a compra de votos na campanha eleitoral de 2016 para prefeito em Poço Redondo.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: *MP Eleitoral
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
(79) 3301-3700
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h30

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 14h30, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--
Assessoria de Comunicação Social
(79) 3301-3837 / 3874
prse-ascom@mpf.mp.br
Sistema de Atendimento ao Jornalista

Como chegar