Sergipe

Direitos do Cidadão
14 de Abril de 2021 às 14h55

MPs, Justiça do Trabalho E UFS destinam máscaras de oxigênio para hospitais em SE

#Pracegover Fotografia de máscara Spirandi, composta por um bocal, semelhante a de um aparelho de nebulização e uma mangueira de oxigênio

Foto de máscara Spirandi (imagem retirada de notícia no portal da UFS)

Os ministérios públicos do Trabalho, Federal e do Estado de Sergipe e a Justiça do Trabalho destinaram recursos para aquisição de 80 máscaras de oxigênio desenvolvidas por pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Os equipamentos começaram a ser distribuídos na última quinta-feira, 8 de abril, para hospitais da rede pública do estado. Até o momento o Huse, a Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco e o Hospital São José receberam os equipamentos. A previsão é de que, até o final do mês de abril, outros hospitais recebam os equipamentos.

As máscaras são utilizadas para auxiliar no tratamento de pacientes com quadro leve ou moderado de falta de ar. A insuficiência respiratória é considerada um dos principais sintomas apresentados por pessoas com covid-19 que precisam ficar internadas.

Segundo o doutor em Automação e Sistemas pela UFSC e professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UFS José Carvalho, os pesquisadores buscaram desenvolver um sistema que fosse seguro, barato, de fácil produção, e que não dependesse de itens importados para que pudessem suprir a enorme demanda que surgiu com a pandemia, sobretudo para a rede pública que historicamente tem mais dificuldades.

O equipamento que auxilia no tratamento da covid é montado em cinco minutos. Todas as peças utilizadas são adquiridas de fornecedores nacionais. Inclusive uma delas, o suporte para fixação da máscara, foi produzido pelo Laboratório DiNOVE do IFS-SE. Os principais objetivos do equipamento são impedir que o paciente evolua para intubação e evitar a contaminação do ambiente.

“A ventilação não invasiva já é algo que era bastante utilizada. Contudo, no contexto da Covid-19, alguns aspectos acabavam dificultando (ou mesmo proibindo) seu uso: o preço bastante elevado e o sistema que jogava todo o ar contaminado no ambiente. A máscara produzida por pesquisadores da UFS veio suprir várias necessidades, não depende do uso de ventilador, é de fácil higienização e de baixo custo. Além disso, o ar chega diretamente dentro da máscara, onde é feita sua renovação e todo o ar exalado é canalizado pelo filtro e jogado para o ambiente após a filtragem. Devido a essas características, a Spirandi possui diferentes aplicações dentro do contexto de tratamento de paciente com Covid”, explica o professor José Carvalho.

Com a destinação, os MPs esperam minorar os efeitos da pandemia no Estado de Sergipe, com a diminuição do número de óbitos.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MPT-SE

Ministério Público Federal em Sergipe
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: *covid19
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h30

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 14h30, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--