Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Sergipe

Comunidades Tradicionais
5 de Outubro de 2017 às 18h20

FPI/SE identifica imóveis de interesse cultural e visita comunidades quilombolas

Gestores municipais foram orientados nos cuidados na restauração de edificações

Tecnicos participaram de reuniões sobre projetos de restauração Foto: FPI/SE

Tecnicos participaram de reuniões sobre projetos de restauração Foto: FPI/SE

Um dos objetivos da Fiscalização Preventiva Integrada - FPI do São Francisco - é proteger o ambiente cultural da Bacia do Rio São Francisco e melhorar a qualidade de vida do povo da região. Para isso, uma equipe de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais visitou os municípios fiscalizados para fazer um levantamento de imóveis de interesse cultural, tais como bens tombados pelo Governo do Estado e alguns prédios já com características arquitetônicas alteradas (descaracterizados).

Segundo o coordenador da equipe, Marcos Paulo Carvalho, na oportunidade foi aplicado um formulário de ‘Gestão Cultural’ nas prefeituras. "O intuito é orientar os gestores na preservação do patrimônio cultural e, no que diz respeito aos cuidados na restauração de edificações. Elas representam a história da cidade”, frisa.

A FPI ainda participou de reunião sobre a elaboração de projeto de restauração  da Capela São Vicente de Paula e, fez orientaçäo técnica sobre serviços de manutenção na edificação que abriga a Comunidade Católica Shalom, ambas no município de Propriá.

Comunidades quilombolasA equipe ainda conheceu a situação socioeconômica e cultural (produção artesanal) das comunidades quilombolas, momento em que foi aplicado um questionário e também realizada a atualização cadastral das famílias. 

“Uma das notícias mais felizes que pudemos presenciar nessa FPI foi a construção de uma estrada de acesso à comunidade quilombola Brejão dos Negros, no município de Brejo Grande. A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Sergipe, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) vai financiar a obra. A estrada vai beneficiar os moradores, que sofrem com os efeitos da salinização das águas do Rio São Francisco, pelo avanço do mar”, disse Marcos Paulo.

O anúncio da construção da estrada foi feito na quinta-feira, 28 de setembro, durante a visita de técnicos da equipe de Patrimônio Cultural e Comunidades Tradicionais da FPI ao município.

Comunidades quilombolas visitadas: Alagamar; Aningas; Brejão dos Negros (Resina, Carapitanga, Santa Cruz e Brejão); Bongue; Ladeiras; Lagoa dos Campinhos; Patioba;Terra Dura e Coqueiral.

Equipes da FPI/SE

Espeleologia e Arqueologia; Mineração; Aquicultura; Aquática; Fauna; Patrimônio Cultural; Comunidades Tradicionais; Saneamento I e II; Gestão Ambiental I e II; Agrotóxicos; Flora; e Abate.

Instituições parceiras

Várias instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe, são elas: Ministério Público Federal e Estadual; Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; Fundação Nacional de Saúde; Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis; Polícia Federal; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria do Patrimônio da União; Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade; Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional; Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária; Fundação Cultural Palmares; Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga; Marinha do Brasil; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Museu de Arqueologia de Xingó da UFS; Universidade Federal de Sergipe; Departamento Nacional de Produção Mineral; Coordenação de Vigilância Sanitária; Administração Estadual do Meio Ambiente; Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe; Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos; Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe; Secretaria de Estado da Cultura; Polícia Civil; ONG Centro da Terra; ONG Fundação Mamíferos Aquáticos.



Assessoria de Comunicação da FPI/SE

registrado em: *4CCR, *FPI São Francisco
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
(79) 3301-3700
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h30

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 14h30, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--
Assessoria de Comunicação Social
(79) 3301-3837 / 3874
prse-ascom@mpf.mp.br
Sistema de Atendimento ao Jornalista

Como chegar