Sergipe

Meio Ambiente
13 de Novembro de 2019 às 16h15

FPI/SE constata vazamentos em adutora da Deso e dá prazo de 48h para regularização

Pena de autuação prevê multa que vai de R$ 5 mil a R$ 5 milhões

FOTO DA EQUIPE DA FPI/SE

Foto: FPI/SE

Após denúncia sigilosa recebida pela Fiscalização Preventiva Integrada, coordenada pelos Ministérios Públicos Estadual e Federal e pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, a equipe Saneamento visitou uma propriedade da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e constatou dois vazamentos em adutora da empresa pública estadual, que foi notificada pela Adema e recebeu um prazo de 48h para regularização e conserto, sob pena de autuação com multa que vai de R$ 5 mil a R$ 5 milhões.

De acordo com o coordenador da equipe Saneamento da FPI/SE, Alexsandro Bueno, a adutora fica localizada na rodovia SE-200, nas proximidades do município de Porto da Folha, e, segundo moradores da localidade, o problema já ocorre há mais de oito meses. “Estivemos no local nessa segunda-feira (11), e verificamos os vazamentos em propriedade onde havia indícios de ruptura da tubulação com consequente perda de pressão e possibilidade de contaminação da rede de abastecimento”, explica o coordenador.

Conforme Bueno, “esses vazamentos representam risco à saúde da população porque, quando há necessidade do sistema, pode ocorrer a entrada de material dentro da tubulação e contaminar a água”.

Equipe Saneamento - Fazem parte da equipe Saneamento da Fiscalização Preventiva Integrada os órgãos: Covisa, Adema, Sedurbs, Funasa e PM/SE.

Assessoria de Comunicação da FPI/SE

registrado em: , ,
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280