Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Sergipe

Meio Ambiente
10 de Maio de 2018 às 16h15

Em três dias, operação em SE apreende três vezes mais agrotóxicos que durante toda fiscalização de 2017

Neste ano, a equipe já apreendeu 4.926,1 litros e 662,6 quilos de produtos irregulares

Técnicos da  equipe Agrotóxicos em ação na FPI/SE 2018

Técnicos da equipe Agrotóxicos em ação na FPI/SE 2018

Além dos quase quatro mil litros e mais de meia tonelada de agrotóxicos apreendidos pela Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) do São Francisco, na Usina Campo Lindo, localizada no município sergipano de Dores, os fiscais realizaram a apreensão de 544 litros e 100 kg (em pó) do produto na Usina Termo Elétrica Iolando Leite Ltda, em Capela. 

As apreensões dos agrotóxicos foram feitas nessa quarta-feira (9). O total de apreensões (4.926,1 litros e 662,6 kg, em apenas três dias de fiscalização) já ultrapassa a quantidade apreendida durante toda a FPI de 2017 (1.702 litros e 2,8 quilos de produto irregular).

A ação da equipe resultou em auto de infração emitido pela Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e pela Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro). Além disso, os responsáveis foram notificados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (Crea).

Equipe Agrotóxicos - A equipe Agrotóxicos é composta pelos seguintes órgãos: Crea/SE, Emdagro, Adema, Covisa e COE (Polícia Militar). Ao todo, 28 instituições estão articuladas na Fiscalização Preventiva Integrada em Sergipe. São 16 órgãos federais, nove órgãos estaduais, dois órgãos municipais e uma instituição da sociedade civil organizada.

Confira: Ministério Público Federal em Sergipe, Ministério Público do Estado de Sergipe, Ministério Público do Trabalho, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, Fundação Nacional de Saúde, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência do Patrimônio da União, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Fundação Cultural Palmares, Capitania dos Portos de Sergipe, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Museu de Arqueologia de Xingó, Universidade Federal de Sergipe, Agência Nacional de Mineração, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Sergipe, Secretaria de Estado da Cultura de Sergipe, Administração Estadual do Meio Ambiente de Sergipe, Polícia Militar de Sergipe, Grupamento Tático Aéreo da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe, Coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe, Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju e Centro da Terra - Grupo Espeleológico de Sergipe.

Fonte: Assessoria de Comunicação da FPI/SE

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.gov.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: *4CCR, *FPI São Francisco
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
(79) 3301-3700
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h30

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 14h30, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--
Assessoria de Comunicação Social
(79) 3301-3837 / 3874
prse-ascom@mpf.mp.br
Sistema de Atendimento ao Jornalista

Como chegar