Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Sergipe

Direitos do Cidadão
6 de Dezembro de 2017 às 12h50

A pedido de MPs, Justiça formaliza acordo sobre gestão de recursos do Hospital Cirurgia

Administração da unidade de saúde de comprometeu a reabrir o centro cirúrgico para pacientes do SUS

Enfermeira anda em corredor de hospital.

Hospital voltará a oferecer vagas no sistema de regulação do SUS. Foto: Valter Campanato/ABr

Após ação ajuizada em conjunto pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e Ministério Público do Trabalho (MPT), a Justiça Federal homologou acordo sobre a gestão de recursos federais repassados para o Hospital Cirurgia. No documento, a Prefeitura de Aracaju aceitou abrir mão da gestão dos recursos em favor do governo do estado. Já a administração do Hospital Cirurgia se comprometeu a reabrir seu centro cirúrgico para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em 48 horas. O acordo foi homologado nessa terça-feira (5).

Durante as negociações do acordo, a garantia de regularização imediata dos serviços do hospital foi assegurada com o compromisso do governo do estado em repassar, em até 48 horas, R$ 500 mil para Município de Aracaju, a título de adiantamento de parcela dos incentivos estaduais. Já a Prefeitura se comprometeu a repassar o valor, integral e imediatamente, para o Hospital Cirurgia. Em contrapartida, a entidade hospitalar está obrigada a, de imediato, disponibilizar à população vagas no sistema de regulação e, dentro de até 48 horas, reabrir o centro cirúrgico para pacientes do SUS.

A regras da nova gestão dos recursos públicos para o Hospital Cirurgia está prevista no Protocolo de Cooperação entre Entes Públicos (PCEP), segundo o qual a gestão da entidade hospitalar será, desde 1º de janeiro de 2018, integralmente assumida pelo ente estadual. A Secretaria Estadual de Saúde se comprometeu assumir totalmente a regulação dos serviços e procedimentos que venham a ser executados pelo Hospital Cirurgia, bem como a adotar medidas de ampla e irrestrita transparência quanto às regras de regulação e filas presentes e futuras para cada procedimento executado.

Durante o processo de transferência da gestão hospitalar, será formada uma equipe de transição, composta por servidores municipais e estaduais, que prestará os serviços no Hospital Cirurgia até que se defina o grupo de servidores do governo do estado que atuará, definitivamente, no referido hospital.

Confira aqui a íntegra do acordo homologado.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Justiça Federal em Sergipe.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Sergipe
(79) 3301-3874 / 3301-3837
prse-ascom@mpf.mp.br
Twitter: @MPF_SE
Facebook: Facebook.com/MPFSergipe

registrado em: *1CCR
Contatos
Endereço da Unidade
Procuradoria da República em Sergipe
Rua José Carvalho Pinto, nº 280
Edifício Aracaju Boulevard
Bairro Jardins, Aracaju/SE
CEP: 49026-150
(79) 3301-3700
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 14h30

Para fazer denúncia ao MPF, protocolar documentos, entre outros, use o MPF ServiçosEm caso de dúvidas, entre em contato com a Sala de Atendimento ao Cidadão, das 8h às 14h30, pelo número: (79) 3301-3700.

--

Plantão (exclusivo para atendimento fora do horário de expediente): (79) 98131-9697
Confira a escala de plantão

--
Assessoria de Comunicação Social
(79) 3301-3837 / 3874
prse-ascom@mpf.mp.br
Sistema de Atendimento ao Jornalista

Como chegar