Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Consumidor e Ordem Econômica
5 de Julho de 2018 às 13h25

MPF recomenda que Celesc retire ligações clandestinas do Brejaru, em Palhoça (SC)

Concessionária poderá até utilizar força policial para sanar irregularidades no fornecimento de energia no bairro

Torres de energia elétrica

Freepik

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina recomendou à Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) que adote as medidas necessárias para sanar as irregularidades existentes no fornecimento de energia elétrica no bairro Brejaru, em Palhoça. A recorrente falta de energia tem provocado um considerável número de reclamações, principalmente, pedindo a retirada das ligações clandestinas existentes (os “gatos”), que são apontadas como causadoras da sobrecarga nos transformadores. Conforme a recomendação do MPF, as medidas podem demandar a utilização de força policial, se necessário, haja vista que, como constou da informação da Celesc, trata-se de “área de risco”.

Em 90 dias, conforme a recomendação Ministério Público Federal em Santa Catarina, a Celesc deve apresentar ao órgão relatório circunstanciado das atividades desenvolvidas. Também foi dado o prazo de 30 dias, a contar do recebimento, para que seja informada a aceitação da recomendação.

O MPF também recomendou à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que promova a fiscalização dos trabalhos que serão executados pela Celesc, orientando a concessionária, se for o caso, e apresentando relatório das atividades desenvolvidas ao MPF, no prazo de até 90 dias.

Para apurar possíveis irregularidades relativas à constante falta de energia elétrica no Brejaru, foi aberto o inquérito civil n° 1.33.000.001590/2017-48 considerando o expressivo número de reclamações de consumidores moradores daquele bairro de Palhoça. Conforme o MPF, nos autos do inquérito civil ficou esclarecido pela Celesc que as principais causas de interrupção do fornecimento de energia elétrica são as ligações clandestinas e a sobrecarga nos transformadores decorrente desses inúmeros “gatos”.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em SC
Telefones (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

registrado em: *3CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar