Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Direitos do Cidadão
22 de Abril de 2016 às 14h50

MPF/SC recomenda fiscalização de autodeclarações de candidatos negros ao IFSC

Ideia é facilitar a verificação da veracidade das declarações pelos candidatos

O Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) recomendou a todas as unidades do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) que instituam, nos próximos editais, uma Comissão de Validade da Autodeclaração de Cor ou Raça, com o objetivo de apurar, antes da divulgação do resultado final da etapa, a veracidade das autodeclarações, quando se limita a participação nas fases subsequentes a determinado número de candidatos.

No caso de ser constatada declaração falsa pela Comissão, o candidato deve ser eliminado do concurso, sendo chamado o candidato posicionado logo na sequência da ordem de classificação.

O objetivo da recomendação é conferir maior transparência e segurança ao certame, já que, pela regra atual, o nome dos candidatos aparece apenas no final do concurso, causando danos aos candidatos com direito ao ingresso por cota eliminados nas fases anteriores.

O MPF/SC recomendou também às unidades do IFSC que contratem professores auxiliares para garantir a educação inclusiva de estudantes com deficiência na medida das suas necessidades, em especial a um estudante da unidade de Gaspar, com Síndrome de Asperger dentro do espectro do autismo infantil, que não vem recebendo o atendimento a que tem direito.

De acordo com o MPF/SC, a Lei 12.764/2012 garante o acompanhamento dos alunos com deficiência por professor auxiliar, reforçando a reabilitação dessas pessoas e promovendo a sua integração à vida comunitária.

O Instituto Federal de Santa Catarina tem 30 dias para apontar as medidas adotadas em relação à contratação de professores auxiliares e 15 dias para informar os procedimentos tomados com relação à comissão para fiscalizar as autodeclarações de candidatos negros.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Santa Catarina
(48) 2107-2466 e 8848-1506
prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc

registrado em: ,
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar