Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Direitos do Cidadão
7 de Dezembro de 2021 às 17h30

MPF/SC é primeiro lugar no Prêmio Nacional Voluntariado Transformador

Competindo com instituições do porte de Fiocruz, Sabesp e Prefeitura do Rio de Janeiro, Programa Bem Viver foi reconhecido pela excelência de suas iniciativas

foto de uma escada repleta de cestas de alimentos e com algumas pessoas sentadas.

Arrecadação de alimentos, atividade do Programa Bem Viver. Foto: Ascom/MPF

O Ministério Público Federal em Santa Catarina classificou-se em primeiro lugar no Prêmio Voluntariado Transformador, na categoria Voluntariado no Setor Público. Foram 249 inscritos nas quatro categorias da premiação, promovida pela organização da sociedade civil Atados, pelo Centro Mineiro de Voluntariado Transformador - Minas Voluntários - e pela Federação Mineira de Fundações e Associações de Direito Privado (Fundamig). O MPF competiu com outras quatro iniciativas finalistas, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e prefeituras do Rio de Janeiro (RJ) e Esteio (RS).

                   

O programa de qualidade de vida e bem-estar do MPF em SC (Bem Viver) realiza, desde 2014, ações ancoradas nos direitos fundamentais, visando resguardar os direitos das minorias – em especial dos colaboradores terceirizados do MPF, mulheres, moradores de comunidades carentes e imigrantes.

Quando foi desenvolvido, o Programa Bem Viver foi ancorado em cinco pilares, entre os quais a responsabilidade social, o voluntariado e a sustentabilidade, tendo como objetivo o desenvolvimento da cidadania, com ações voltadas para a manutenção dos direitos fundamentais.

"Estamos muito felizes com a premiação. Quando foi anunciado o resultado foi uma alegria muito grande, passou um filme de todas as ações de voluntariado que realizamos no MPF em SC. Cito algumas, como a construção da primeira praça pública e de uma horta comunitária na comunidade carente de Frei Damião, na Grande Florianópolis; a horta comunitária do MPF; Campanhas contra a fome que arrecadaram mais de seis toneladas de alimentos para a população carente, durante a pandemia; por último, o Bazar Humanize Seu Estilo, que mobilizou mais de 50 voluntários e arrecadou mais de 2 mil peças de roupas que, vendidas, renderam mais de R$ 50 mil, que serão aplicados na reunião familiar de refugiados e imigrantes", resume Cynthia Orengo, coordenadora do Programa Bem Viver.

"Eu acredito que a premiação recebida é um estímulo para o MPF continuar investindo em ações de qualidade de vida no trabalho que promovam ações de voluntariado, responsabilidade social e sustentabilidade. As ações que o Bem Viver pratica nada mais são do que a própria materialização da visão, missão e valores de nossa Instituição", finaliza Cléria Nunes, da equipe do Bem Viver.

Mais informações pelo link: https://atados.com.br/voluntariado-transformador

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466 e 2107-2480
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

registrado em: *1CCR, PRDC_SC
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar