Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Criminal
15 de Dezembro de 2017 às 13h55

MPF/SC e Polícia Federal deflagram Operação Polegar em Dionísio Cerqueira (SC)

Suspeitos teriam recebido benefícios de terceiros de forma ilícita

A Operação Polegar, deflagrada pela Procuradoria da República no Município de São Miguel do Oeste/SC e pela Delegacia de Polícia Federal em Dionísio Cerqueira/SC na terça-feira, 12, investiga fraudes contra a Previdência Social (INSS), praticadas por uma advogada e sua sócia. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Dionísio Cerqueira (SC), Barracão (PR) e Francisco Beltrão (PR), todos expedidos pela Vara Federal de São Miguel do Oeste/SC.

De acordo com a PF, as investigadas teriam recebido benefícios de terceiros de forma ilícita, mediante a falsificação de procurações, outorgadas por pessoas que morreram há anos ou que moravam na Argentina.

Além disso, ainda segundo a Polícia Federal, há suspeita de apropriação de cartões e de benefícios de terceiros, bem como o possível aliciamento de servidores públicos para a prática das fraudes e assessoria para que estrangeiros recebessem benefícios destinados apenas a pessoas residentes no Brasil.

O MPF/SC, após as representações policiais, requereu à Justiça Federal o deferimento das medidas de busca e apreensão. O procurador da República Edson Restanho destaca o trabalho conjunto das instituições na investigação das fraudes previdenciárias, as quais ocorrem, além de outros fatores, pela fragilidade dos sistemas de controle, causando prejuízos milionários aos cofres públicos.

Os investigados podem responder por estelionato, falsidade ideológica, uso de documento falso, falso testemunho e falsa perícia.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em SC
Telefones (48) 2107-2466, 2107-2480 e 2107-2474
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar