Santa Catarina

• Flickr
Meio Ambiente
8 de Março de 2019 às 15h25

MPF reúne setor da construção civil de Joinville para debater descarte irregular de resíduos sólidos

A união de forças do segmento em busca de soluções para o problema foi um dos principais destaques do encontro

Foto de retroescavadeiras em área de terraplenagem, com entulhos da construção civil

Foto: Pixabay

Diversos segmentos do poder público se reuniram na sede do Ministério Público Federal (MPF) em Joinville (SC) para debater os impactos socioambientais ocasionados pelo descarte irregular de resíduos sólidos da construção civil em locais impróprios. Participaram do encontro, ocorrido em 25 de fevereiro, empresários do setor, representantes do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Joinville, da Associação Joinvilense dos Condutores de Transporte de Resíduos (Ajoctre) e de diversos órgãos públicos envolvidos na fiscalização e repressão de infrações ambientais (MPSC, Sama, IMA, Polícia Civil e PM Ambiental).

Na avaliação do procurador da República Flávio Pavlov da Silveira, a reunião representou a "união de forças de diversos segmentos do poder público para aperfeiçoar o controle do descarte dos resíduos sólidos da construção civil". Houve destaque ainda para a relação direta apontada entre os danos efetivos ou potenciais causados pelo descarte irregular ao meio ambiente e à saúde humana com o crescimento vertiginoso de ocupações irregulares em áreas de preservação permanente (manguezais) e com o fortalecimento de facções criminosas, que se "assenhoram" destas áreas em que a presença do estado é praticamente inexistente.

No enfoque da educação ambiental, foi analisada a cartilha elaborada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) de Joinville com orientações sobre o descarte de resíduos sólidos da construção civil. Os participantes concluíram que a publicação deve ser adequada e complementada em relação tanto a informações relevantes quanto ao design gráfico, para possibilitar mais eficácia como ferramenta educativa, conforme parecer técnico elaborado pela assessoria pericial do MPF, que vai ser encaminhado a Sama como recomendação.

Prioridade na análise - Foi estabelecido que o município de Joinville priorizará a análise de licenças ambientais de áreas de destinação de resíduos sólidos da construção, considerando a carência deste tipo de empreendimento na cidade e o interesse público envolvido na sua destinação correta. O município também ficou de estudar a melhora na regulamentação infralegal das reformas, ampliações e demolições, especialmente na parte que diz respeito à comprovação da correta execução do projeto e descarte dos resíduos gerados, com a exigência de apresentação dos documentos "Manifesto de Transporte de Resíduos" (MTR) e "Certificado de Destinação Final" (CDF).

Também foi cogitada a veiculação de publicidade de cunho educativo/institucional pelo município, eventualmente com o apoio do setor empresarial, para conscientizar a população sobre os danos causados ao meio ambiente e à saúde humana a partir do descarte irregular dos resíduos da construção civil. Outro destaque do encontro foi a definição de que, além da fiscalização mais intensa, a nova cartilha a ser elaborada pelo município com base na recomendação a ser encaminhada pelo Ministério Público será disponibilizada em prédios públicos de grande circulação de pessoas, como escolas, postos de saúde, áreas de atendimento ao público das secretarias municipais, postos de pronto atendimento e outros. O mesmo material deverá ser entregue aos cidadãos que encaminharem solicitações de reformas, ampliações e demolições no setor competente do município.

Além do procurador da República Flávio Pavlov da Silveira, participaram da reunião a promotora de Justiça Simone Cristina Schultz (representante do Ministério Público do Estado de Santa Catarina), Juarez Tirelli (representante do IMA), a delegada Tânia Harada e o delegado Larry Marcelo Rosa (representantes da Delegacia Regional de Polícia da Comarca de Joinville), capitão Vitor Hugo da Silva (representante da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina), Jonas Medeiros, Clailton Breis, Fernanda Wulff Fiore, Sara Sabrina Francisco, Josimar Neumann e Caroline C. Mafra (representantes do município de Joinville), Vilson Buss e Francisco Mauricio Jauregui Paz (representantes do Sinduscon), Ana Paula G. Corrêa (da Construtora Vectra), Karoline Pohlma e Maurício Dallagrana (Construtora Vanguard), Manoela E. Maia (da Vitae Ambiental/Incorposul), Renério E.L. Neto (Construtora Focus), Gean Victor H. F. da Rocha (R.V. Empreendimentos), Natália Villamil (Daxo), Terezinha H. Dobner (Incorposul) e Gilson Holz (representante da Ajoctre).

Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410