Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Direitos do Cidadão
21 de Janeiro de 2019 às 13h25

Ação do MPF em Joinville garante tratamento com brometo de tiotrópio aos usuários do SUS

Medicamento é utilizado por pacientes com fibrose cística

Arte retangular, com fundo azul, e a expressão 'MPF em Ação' escrita em letras brancas.

Arte: Secom/PGR

Todos os pacientes que necessitam do brometo de tiotrópio para o tratamento da fibrose cística e que residem nos municípios da subseção judiciária de Joinville poderão ter acesso ao medicamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É o que ficou decidido depois do trânsito em julgado de acórdão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), proferido em ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal.

A ação, de autoria do procurador da República Mário Sérgio Ghannagé Barbosa, ajuizada contra a União, o estado de Santa Catarina e o município de Joinville, buscava o fornecimento do brometo de tiotrópio à paciente M. T. K. Além disso, foi requerido que a Justiça determinasse o fornecimento do medicamento a todos os pacientes do SUS que demonstrassem a necessidade do brometo para o tratamento da fibrose cística.

Em virtude do falecimento da paciente e de a Justiça Federal em Joinville entender que havia impossibilidade jurídica quanto ao pedido de extensão dos efeitos da sentença aos demais pacientes do SUS, a ação foi extinta sem resolução do mérito. Em apelação apresentada pelo MPF contra essa decisão, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) entendeu que, na ação civil pública que busca o fornecimento gratuito de medicamentos pelo poder público, a sentença produz efeitos somente em relação ao paciente-paradigma (no caso, M. T. K.). Foi apenas no recurso especial, interposto também pelo MPF, que o STJ reconheceu a possibilidade de estender os efeitos da decisão àqueles que se encontram na mesma situação do paciente.

Os municípios que compõem a subseção judiciária de Joinville são Araquari, Balneário Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, São Francisco do Sul e São João do Itaperiú.

Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2466, 2107-2474 e 2107-2480
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

registrado em: *1CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar