Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Santa Catarina

Indígenas
15 de Abril de 2019 às 15h55

#AbrilIndígena: procuradora do MPF participa de evento na Furb que discute resistência dos povos indígenas

Debate aberto às comunidades universitária e externa será nesta quarta-feira (17), às 18h30, no campus 1 da Universidade Regional de Blumenau

Arte retangular com fundo verde, que traz desenhos de folhas em traços, e a palavra "Indígena" escrita em grafismos brancos.

Arte: Secom/PGR

A procuradora da República Lucyana Pepe, do Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina, participa nesta quarta-feira (17), às 18h30, do programa Universidade Aberta que abordará o tema "Quebrando preconceitos, construindo respeito: lutas e resistência dos povos indígenas", no auditório da Biblioteca, Campus 1 da Universidade Regional de Blumenau (Furb). O convite da universidade foi feito à procuradora que atua em Blumenau "em virtude do importante trabalho desenvolvido na defesa e garantia dos direitos dos povos indígenas".

O debate, na semana em que é celebrado o Dia do Índio (sexta-feira, 19), de acordo com a Furb, tem o intuito de promover diálogos sobre os contextos históricos que subalternizaram e negaram o modo de ser, saber e viver dos povos Indígenas, situação promotora de invisibilidades de suas culturas, histórias e lutas em realidades históricas de exclusão, preconceitos, discriminações, mazelas políticas e sociais. A promoção do evento é do Núcleo de Estudos Indígenas (NEI) e da Pró-Reitoria de Pesquisa, Extensão e Cultura.

A procuradora da República Lucyana Pepe comporá a mesa do debate, direcionado à comunidade acadêmica e à comunidade externa, e que será mediada pela coordenadora do NEI, Georgia Fontoura. Também comporão a mesa Ana Roberta Uglõ Patté, indígena do povo Laklãnõ/Xokleng, mãe, militante e atualmente assistente parlamentar em São Paulo, tratando exclusivamente das questões indígenas, formada pela licenciatura indígena com ênfase em direito indígena da UFSC; Rodrigo Mariano, indígena do povo Guarani Mbya, estudante de Direito da UFSM, militante da causa indígena, primeiro indígena do Diretório Livre do Direito e do DCE UFSM; e Nandja Schirlei da Rocha, indígena do povo Laklãnõ/Xokleng, estudante indígena de Odontologia na Furb.


Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em SC
Atendimento ao público: (48) 2107-6100 e 2107-2410
Atendimento à imprensa: (48) 2107-2480, 2107-2466 e 2107-2474
E-mail: prsc-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/sc
Twitter: @MPF_SC

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876
Edifício Luiz Elias Daux
Agronômica, Florianópolis,SC
CEP 88025-255
Estacionamento: há 5 vagas para visitantes no piso G2

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Telefones:

(48) 2107-6100 - Gabinetes
(48) 2107-2400 - Administração

Como chegar