Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Procuradoria da República no Rio Grande do Sul

  • MPF nas redes sociais  
Criminal
13 de Junho de 2018 às 17h10

Operação Humo combate o contrabando de cigarros no Sul do Brasil

Mais de 1,4 milhão de maços de cigarro já foram apreendidos gerando estimativa de mais de R$ 10 milhões em créditos tributários evadidos

Caixas e maços de cigarros apreendidos na operação espalhados no chão de uma sala

Parte do material apreendido na operação

O Ministério Público Federal (MPF) em Rio Grande, a Polícia Federal (PF) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagaram, na manhã desta quarta-feira (13), a Operação Humo. Com o objetivo de desarticular rede de contrabando de cigarros de origem paraguaia que atua na região Sul do país, foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão e 22 mandados de prisão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da apreensão de mais de 424 mil maços de cigarros.

Os alvos da operação realizada hoje foram os depósitos de mercadorias, estabelecimentos comerciais e endereços residenciais vinculados aos investigados.

Ao longo da investigação, iniciada a partir da abertura de inquérito em setembro de 2017, após a apreensão de uma carga de 70 mil cigarros contrabandeados que seriam distribuídos no Uruguai, já foram apreendidos mais de 1,4 milhão de maços de cigarros, 34 presos em flagrante e 31 veículos apreendidos.

De acordo com o mapeamento realizado, o cigarro iria principalmente para Porto Alegre e Região Metropolitana, Pelotas, Rio Grande, Litoral Sul do Estado e cidades da fronteira com o Uruguai.

Para o procurador da República Daniel Luis Dalberto, os números da operação evidenciam a sofisticação e o poderio econômico da organização criminosa e, por essa razão, o foco da operação foi desarticular a quadrilha a partir dos detentores do comando e do poder na organização.

Os crimes investigados na operação são contrabando, organização criminosa, corrupção de menores, lavagem de capitais e falsidade ideológica.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Contatos
Endereço da Unidade

Praça Rui Barbosa, 57
Porto Alegre/RS
CEP: 90030-100


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 19h: - Público externo/Sala do Cidadão temporariamente na sede da PRR4, Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 800 - Recebimento de documentos em geral/Setor Protocolo na sede da PR/RS, Praça Rui Barbosa, 57

Como chegar