Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Criminal
30 de Janeiro de 2017 às 12h40

Narcotraficante ligado ao PCC já havia sido denunciado pelo MPF em Novo Hamburgo (RS)

Conhecido como o “novo Pablo Escobar”, Jarvis Chimenes Pavão levava vida de luxo em prisão no Paraguai

O narcotraficante Jarvis Chimenes Pavão, conhecido como o “novo Pablo Escobar” e tido como o chefe do tráfico de drogas na região da Tríplice Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina já foi denunciado pelo MPF em Novo Hamburgo (RS) no âmbito da Operação Panóptico.

Veja aqui a íntegra da denúncia e a petição sobre a extradição

Pavão é um dos grandes narcotraficantes brasileiros radicados no Paraguai. Na cúpula da organização criminosa, era o responsável por adquirir cocaína e crack na Bolívia, transportá-la até o Paraguai (por meio de aviões) e encaminhá-las aos destinatários no Brasil.

Atualmente cumprindo pena de oito anos de prisão no Paraguai por tráfico de drogas, Pavão já havia sido condenado no Brasil a 17 anos de cadeia por lavagem de dinheiro, quando fugiu para o país vizinho onde foi detido em 2009.

Além de ser o maior traficante e responsável pela ligação entre o tráfico paraguaio de entorpecentes e a facção criminosa brasileira PCC, Pavão recebeu o apelido de “novo Pablo Escobar” pela ousadia de suas ações e é suspeito de encomendar a morte de Jorge Rafaat, com quem disputava o mercado paraguaio de drogas. Segundo as investigações, Rafaat estava a bordo de um veículo blindado que foi alvo de armamento antiaéreo. Testemunhas se referiram ao tiroteio com “cena de cinema”.

Na penitenciária de Tacambu, em Assunção, onde cumpria pena, as investigações descobriram a construção de luxuosas instalações. A cela, chamada pelos detentos de suíte VIP, tinha ar-condicionado, móveis, banheiro privativo e uma coleção de DVDs.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h - Sala do Cidadão / público externo
Como chegar