Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

8 de Janeiro de 2016 às 16h40

Mutirão vai cadastrar migrantes no CadÚnico em Caxias do Sul dia 30

Reunião no Ministério Público Federal em Caxias do Sul abordou acolhimento dos migrantes

A Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias de Sul realizará um mutirão para cadastramento dos migrantes de baixa renda residentes na cidade no CadÚnico, no dia 30 de janeiro próximo, um sábado. A realização desse mutirão foi definida durante reunião no Ministério Público Federal em Caxias do Sul, que contou com a participação do Procurador da República Fabiano de Moraes; de representantes das associações dos ganenses, dos haitianos e dos senegaleses que residem no município; da presidente e da coordenadora do Conselho Municipal de Direitos Humanos, de representante do Centro de Atendimento aos Migrantes (CAM); além da própria presidente da FAS.

A pauta da reunião, que aconteceu no último dia 17 de dezembro, foi o acesso às políticas públicas adotados pelo Município de Caxias do Sul em relação ao acolhimento dos migrantes.

Durante a reunião, a presidente da FAS alegou que a maior dificuldade enfrentada pela fundação na assistência aos migrantes é a ausência de cadastro no CadÚnico. Com esse cadastro é possível não apenas ter uma melhor noção estatística dos migrantes, bem como de suas condições socioeconômicas, mas também organizar melhor o atendimento pelos diversos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS de Caxias do Sul. Esse cadastramento também possibilitaria aos migrantes pleitear tarifas sociais de água, luz, e outros benefícios sociais do governo federal.
        
Dificuldades – O representante dos ganenses presente no encontro relatou também que uma das principais dificuldades enfrentadas pelos migrantes é a abertura de conta corrente em banco devido à documentação exigida. Gastos com água, energia elétrica e alimentação também complicam o cotidiano dessas pessoas e que cada vez mais elas desejam retornar a seus países de origem mas não têm condições financeiras para arcar com os custos da passagem de volta.

Uma nova reunião para avaliar os resultados do mutirão deverá ser realizada no mês de fevereiro.

Para maiores informações sobre o mutirão, procure a Fundação de Assistência Social (FAS) de Caxias de Sul, na rua Bento Gonçalves, nº 1253, Centro, Caxias do Sul (telefone: 54 3220 8700) ou a sede do Ministério Público Federal em Caxias do Sul, na rua Visconde de Pelotas, nº 1007 (telefone: 3218-9500).

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 8423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar