Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Direitos do Cidadão
11 de Dezembro de 2019 às 12h55

MPF no RS participa da criação da Rede Colaborativa de Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades

Compromisso que integra diversos órgãos foi firmado na tarde dessa terça-feira (10), na sede do TRT/RS

Pessoas sentadas na plateia, de costas, acompanham discurso das autoridades presentes sentadas na mesa de abertura do evento

Foto: Ascom PR/RS

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi assinado o termo de cooperação técnica para a criação da Rede Colaborativa de Direitos Humanos, Equidade de Gênero, Raça e Diversidades. A iniciativa congrega órgãos parceiros como a Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS), a Procuradoria Regional da República da 4ª Região (PRR4), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT/RS), o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), a Seção Judiciária do Rio Grande do Sul da Justiça Federal (JF/RS), o Ministério Público do Trabalho da 4ª Região (MPT/RS) e o Ministério Público Estadual (MP/RS), cujos representantes compareceram ao Salão Nobre da Presidência do TRT gaúcho, em Porto Alegre, para firmarem o compromisso.

A rede oficializada nessa terça-feira (10) está aberta à participação de outras entidades da administração pública. A presidente do TRT/RS, desembargadora Vania Cunha Mattos, destacou a importância do acordo de cooperação, bem como o pioneirismo do órgão na instauração do Comitê Gestor de Equidade de Gênero, Raça e Diversidade, em 2017.

Representando a PR/RS, estavam presentes a coordenadora do Comitê de Gênero e Raça, procuradora Suzete Bragagnolo, o procurador regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e integrante do Comitê, Enrico Rodrigues de Freitas, e a procuradora-chefe da PR/RS, Claudia Vizcaychipi Paim. Também participaram a coordenadora da Comissão Pró-Equidade de Gênero e Raça da PRR4, procuradora regional Carmem Elisa Hessel; a presidente do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini; a coordenadora da Comissão de Diversidade e Inclusão do mesmo Tribunal, servidora Rosiane Pólvora de Pólvora; o presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRF4, desembargador federal Roger Raupp Rios.

Veja mais fotos da cerimônia

Para os procuradores Suzete Bragagnolo e Enrico de Freitas, a formação de uma rede colaborativa de enfrentamento à discriminação estrutural, por órgãos do sistema de Justiça, é uma reafirmação da Constituição. “Em especial seu art. 3º, que ao mesmo tempo que reconhece a existência de preconceitos na sociedade e nas estruturas de estado, dispõe que o Brasil não pode permanecer neutro, tendo o estado brasileiro um lado muito bem definido, que é o de enfrentamento de toda a forma de discriminação”, acrescentou o PRDC.

Durante a cerimônia, o público foi surpreendido pela participação do embaixador-mirim dos objetivos para o desenvolvimento sustentável da ONU, Yuri Santos, de 12 anos. O menino relatou situações de racismo enfrentadas em seu cotidiano e fez um “convite” à reflexão sobre as desigualdades raciais, de gênero, econômicas e regionais comuns à sociedade atual. “Precisamos prestar mais atenção no mundo ao nosso redor, na realidade do outro e naquilo que o outro necessita”, afirmou.

A JF/RS estava representada pelo diretor do foro da Seção Judiciária do RS, juiz federal Paulo Paim da Silva. Pelo MPT/RS, participou o vice-procurador chefe, Gilson Luiz Laydner de Azevedo, e o MPRS foi representado pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos, da Saúde e da Proteção Social, procuradora de Justiça Angela Salton Rotunno.

*Com informações da Secom/TRT/RS

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7370 / 3284-7421 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h - Sala do Cidadão / público externo
Como chegar