Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Geral
10 de Junho de 2019 às 17h50

MPF, MP/RS e Unimed Operadora/RS assinam Termo de Cooperação Interinstitucional para rastreabilidade de órteses, próteses e materiais especiais

Formalização ocorreu na sede da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre

Foto mostra a procuradora-chefe do MPF/RS, Patrícia Núñez Weber, assinando o documento

Foto: Ascom PR/RS

O Termo de Cooperação Interinstitucional com vistas a uniformizar procedimentos a fim de assegurar a rastreabilidade das órteses, próteses e materiais especiais ganhou reforço nesta segunda-feira (10), na sede do Ministério Público Federal – Procuradoria da República no Rio Grande do Sul (PR/RS), na capital. O documento foi assinado pelo vice-presidente de Relações Institucionais da Unimed Operadora/RS, Manoel Luiz Soares Pitrez Filho; pela procuradora-chefe da PR/RS, Patrícia Núñez Weber; e pelo procurador-geral de Justiça, Fabiano Dallazen. O chamado termo de adesão firmado em novembro de 2017 inclui ainda a Unimed Porto Alegre, Secretaria Estadual da Saúde, Secretaria da Saúde do Município de Porto Alegre e Ipergs.

A cerimônia também contou com a presença do procurador regional da República Lauro Pinto Cardoso Neto; a procuradora da República, Ana Paula Carvalho de Medeiros; o promotor de Justiça dos Direitos Humanos, Mauro Luís Silva de Souza; o diretor-presidente interino do Ipe Saúde, Paulo Gnoatto; e representantes da Unimed Porto Alegre e do Ministério da Saúde. As medidas previstas no termo para assegurar a rastreabilidade dos dispositivos médicos implantáveis foram construídas em conjunto, buscando garantir a segurança dos usuários, além de economia de recursos da saúde”, destacou a procuradora da República Ana Paula, lembrando que esse trabalho teve início em virtude das diversas denúncias de irregularidades envolvendo órtese e próteses e a constatação de que os procedimentos então adotados não garantiam a rastreabilidade dos produtos.

O Termo – O termo é resultado de trabalho desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF) em conjunto com o Ministério Público do Estado do RS (MP/RS), Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Saúde do Município de Porto Alegre, IPE e Unimed Porto Alegre, todas integrantes de Grupo de Trabalho (GT) criado em inquérito civil da PR/RS com o objetivo de tratar da normatização da Anvisa com relação às etiquetas de rastreabilidade.

As entidades que inicialmente aderiram ao termo vêm desenvolvendo trabalho junto aos seus prestadores contratados/credenciados com vistas a assegurar que todas as etiquetas de rastreabilidade dos dispositivos médicos implantáveis contenham dados mínimos impressos do fabricante ou importador, e que uma via seja entregue ao usuário. A execução das ações previstas no termo vem sendo acompanhada pelo Ministério Público em reuniões periódicas do GT, nas quais também são trocadas informações e documentos necessários à consecução do objetivo do termo entre os cooperantes.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7421 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar