Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Indígenas
21 de Novembro de 2017 às 18h50

MPF/RS busca entendimento entre indígenas da Reserva de Guarita, em Palmeira das Missões

Prisão de cacique provocou divisão entre as lideranças da reserva

Foto: MPF/RS

Foto: MPF/RS

O Ministério Público Federal (MPF) em Palmeira das Missões (RS) se reuniu, na tarde desta terça-feira (21), com cerca de 60 lideranças indígenas da Reserva de Guarita que pedem a manutenção do atual cacicado mesmo após a prisão do cacique Valdonez Joaquim. Eles desejam que o vice-cacique, Marcelino Mineiro, siga na liderança da reserva.

A reunião ocorreu após um outro grupo de indígenas ter se dirigido ao MPF em Palmeira das Missões nessa segunda-feira (20), justamente para questionar a permanência de Marcelino no cacicado – este outro grupo entende que Marcelino esteve junto ao ex-cacique Valdonez na prática dos crimes que levaram o último à prisão.

Por sugestão de um professor da reserva, foi agendado um encontro entre lideranças dos dois grupos opositores no dia 5 de dezembro, no MPF em Palmeira das Missões.

Para mais detalhes sobre o caso, leia a nota assinada pelo procurador da República em Palmeira das Missões Guilherme Augusto Velmovitsky van Hombeeck:

“A Procuradoria da República no Município de Palmeira das Missões vem informar que são mentiras as notícias veiculadas nos últimos dias de que o Procurador da República Guilherme Augusto Velmovitsky van Hombeeck teria 'empossado' Marcelino Mineiro como chefe da Terra Indígena do Guarita em reunião realizada dia 9 de novembro de 2017.

A Procuradoria da República no Município de Palmeira das Missões informa que o Procurador Guilherme Augusto Velmovitsky van Hombeeck nunca se encontrou com o Marcelino Mineiro, pois estava de férias entre os dias 08 e 17 de novembro.

A Procuradoria da República no Município de Palmeira das Missões informa que os responsáveis por difundir essas informações erradas serão identificados e responsabilizados criminalmente.

Informa que, desde a prisão de Valdonez Joaquim pelo suposto envolvimento em assaltos a agências bancárias, a Procuradoria da República no Município de Palmeira das Missões não reconhece nenhuma pessoa como cacique da Terra Indígena Guarita.

Por fim, informa que a Funai será contactada para realização de uma nova eleição para escolha do cacique da Terra Indígena Guarita.”

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

registrado em: *6CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar