Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Indígenas
25 de Julho de 2022 às 12h10

MPF recomenda que Secretaria Estadual de Educação faça levantamento sobre a necessidade de obras em escolas indígenas na região norte do RS

Gestores de escolas indígenas estaduais relataram ao MPF problemas de infraestrutura

SALA DE AULA VAZIA COM CADEIRAS DESOCUPADAS

Imagem: StockPhotos

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) do Rio Grande do Sul que realize, no prazo de três meses, o levantamento minucioso das necessidades estruturais das escolas indígenas estaduais vinculadas às 7ª, 15ª, 20ª e 39ª Coordenadorias Regionais de Educação (Passo Fundo, Erechim, Palmeira das Missões e Carazinho, respectivamente).

Tal estudo, informa a recomendação, deve contemplar as etnorregiões, conter as escolas hierarquizadas por prioridade de reforma e construção, estipular um cronograma de atendimento das escolas arroladas como prioritárias (para que haja uma concreta política estadual de recuperação da infraestrutura escolar indígena) e também datas razoáveis e coerentes com a necessidade social de cada comunidade indígena para tais reformas e construções.

Segundo o MPF, não devem ser admitidos "prazos extraordinariamente longos, dado que isso equivaleria à negativa do direito à educação de qualidade"; ainda, "o cronograma deverá ser cumprido rigorosamente".

Gestores das escolas estaduais indígenas localizadas na região norte do estado, respondendo a questionamentos feitos pelo MPF, relataram deficiências nas condições de infraestrutura em vários educandários. Quantidade insuficiente de salas, ausência de internet e também de biblioteca, de refeitório, de quadra de esportes, de área coberta e de equipamentos de informática para uso dos alunos, além da necessidade de reformas em estruturas danificadas nos prédios das escolas (tais como pisos, paredes, telhados, banheiros e rede elétrica) foram alguns dos problemas relatados.

A recomendação informa que a Seduc do Rio Grande do Sul tem um prazo de 20 dias para informar ao MPF as providências adotadas.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar