Rio Grande do Sul

Direitos do Cidadão
14 de Janeiro de 2021 às 12h35

MPF lança campanha Eu Sou Respeito nesta quinta-feira (14)

Evento será transmitido pelo YouTube, a partir das 17h30

#pracegover: arte sobre foto em preto e branco do professor de Educação Física Márcio Chagas com o tema da campanha EU SOU RESPEITO alinhado à esquerda da imagem e as chamadas RESPEITAR O DIÁLOGO | RESPEITAR A NEGRITUDE abaixo. a arte é do Centro Universitário Metodista IPA/PRDC/MPF/RS

Arte: Centro Universitário Metodista IPA/PRDC/MPF/RS

O Ministério Público Federal (MPF) lança oficialmente, em parceria com o Centro Universitário Metodista (IPA), a campanha Eu Sou Respeito nesta quinta-feira (14), com transmissão ao vivo pelo seu canal institucional no YouTube. O evento terá início às 17h30, com a apresentação dos produtos de comunicação desenvolvidos para a campanha, bem como do edital para seleção de projetos, que prevê a destinação de mais de R$ 200 mil para o desenvolvimento de ações que farão parte da iniciativa. Participarão do lançamento o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul, Enrico Rodrigues de Freitas, a procuradora-chefe da Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, Claudia Paim, e o reitor do Centro Universitário Metodista, Marcos Wesley.

Na sequência, às 18h, será realizada edição especial da roda de conversa Lugar(es) de Fala sobre a exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, cujo encerramento antecipado em Porto Alegre, no ano de 2017, foi o ponto de partida para a elaboração da campanha. Participarão da atividade o curador da exposição, Gaudêncio Fidelis, e o/as artistas visuais participantes da Queermuseu Fernando Baril, Gilda Vogt e Ana Norogrando.

A campanha – Com a proposta de fomentar o debate sobre o respeito e a tolerância às diferenças, a iniciativa desenvolvida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul (PRDC/RS), em parceria com os cursos de jornalismo e de publicidade e propaganda do IPA, tem a participação de nomes conhecidos dos gaúchos, como a cantora Valéria Barcellos, a ativista afroindígena Alice Guarani e o professor de Educação Física Márcio Chagas. A campanha também conta com o apoio da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), com sede em Brasília, e integrará o Projeto Respeito e Diversidade, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A idealização da iniciativa – A elaboração da campanha Eu Sou Respeito nasceu em razão do desrespeito à diversidade, com o encerramento antecipado da exposição Queermuseu: Cartografias da Diferença na Arte Brasileira, após apenas um mês da sua abertura no Farol Santander, em Porto Alegre. Depois de firmado termo de compromisso com o Santander Cultural, patrocinador da exposição, houve o pagamento de multa no valor de R$ 424.391,30. Desse total, R$ 247 mil serão revertidos, por meio de edital, a projetos de instituições, organizações e movimentos que lutam pelos direitos humanos.

Lançamento da campanha Eu Sou Respeito
Data: 14 de janeiro (quinta-feira)
Hora: a partir das 17h30
Onde: canal do MPF no YouTube