Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Direitos do Cidadão
24 de Maio de 2018 às 15h20

MPF ajuíza ação para que União e Dnit arquem com custos de transporte alternativo na Ponte do Fandango (RS)

Situação ocorrerá no período de reforma da Ponte do Fandango durante os meses de junho, julho e agosto de 2018

Direitos do cidadão escrito sob fundo azul com desenho de pessoas de diversas etnias e idades

Imagem ilustrativa: Secom/PGR

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Cruz do Sul (RS), em atuação que contou com a colaboração da Promotoria de Justiça de Cachoeira do Sul (RS), ajuizou Ação Civil Pública (ACP) com pedido de liminar para obrigar a União e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) a arcarem com os custos de transporte/travessia alternativo na BR-153, na entrada do município de Cachoeira do Sul (RS), tendo em vista a futura e inevitável interdição da Ponte do Fandango para fins de reforma que ocorrerá nos meses de junho, julho e agosto de 2018.

O MPF, anteriormente, ajuizara outra ACP, na qual a União e o Dnit foram condenados a realização de uma série de medidas na Ponte do Fandango, objetivando tornar mais seguro o trânsito de veículos e pedestres no local.

Durante o andamento das obras, o Dnit informou que seria necessária a interrupção do trânsito no local pelo período de três meses (junho, julho e agosto) para a conclusão da reforma, entendendo, todavia, que não teria a obrigação de arcar com os custos do transporte/travessia alternativos ao longo do período em que o tráfego de pessoas e veículos estiver fechado.

Entretanto, para o MPF, cabe ao Dnit diretamente e a União indiretamente realizar a manutenção, conservação e reposição da Ponte do Fandango, de modo a manter a continuidade da prestação do serviço público. E, impondo-se o fechamento da ponte, cabe à Administração disponibilizar outros meios para a continuidade do serviço, arcando com os respectivos custos, uma vez que é o próprio Poder Público que tem a obrigação de mantê-lo, sob pena de violação aos princípios da continuidade do serviço público e da vedação ao retrocesso social.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

registrado em: *3CCR, *PFDC
Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar