Rio Grande do Sul

Consumidor e Ordem Econômica
17 de Dezembro de 2018 às 12h55

MPF ajuíza ação para garantir prestação de serviço postal aos moradores de Vera Cruz (RS) não atendidos pelos Correios

Pedido visa garantir atendimento igualitário ao dos demais moradores da área urbana da cidade

Pessoa colocando carta na caixa de correio

Foto: iStock

O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Cruz do Sul, por meio do procurador da República Marcelo Augusto Mezacasa, ajuizou ação civil pública (ACP) para garantir aos moradores dos Loteamentos Monte Belo, Bela Vista I, II e III (Bela Vista II – Segunda Etapa), Jardim Tropical, El Álamo e Belo Horizonte, todos no município de Vera Cruz (RS), a prestação de serviço público postal pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT).

Com a ação, o MPF pretende que seja efetivada a entrega das correspondências diretamente no endereço de cada destinatário, bem como seja determinado que o ente municipal providencie a identificação da totalidade das vias nos loteamentos citados e a fiscalização da numeração correta dos respectivos imóveis, a fim de possibilitar a prestação do serviço demandado a ECT.

Para o MPF em Santa Cruz do Sul, práticas dessa espécie afrontam os direitos de quem utiliza e efetua o pagamento pelo serviço público que pode ser considerado da mais alta relevância e não vem sendo desempenhado satisfatoriamente.

Ainda, conforme mencionado na ação, essa circunstância, por si só, é capaz de privar a comunidade do direito fundamental à comunicação, e, indiretamente, do exercício das demais liberdades constitucionais.

Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7370 / 3284-7421 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs