Rio Grande do Sul

Criminal
19 de Julho de 2018 às 15h40

MPF em Erechim (RS) requer à Justiça expedição de mandado de prisão de condenados na Operação Saúde

Arte em forma de retângulo marrom com a inscrição Condenação.

Imagem ilustrativa: Secom/PGR

O Ministério Público Federal requereu ao Juízo Federal de Erechim (RS) a revogação dos benefícios de substituição das penas privativas de liberdade e a expedição dos respectivos mandados de prisão, a fim de que os condenados em ações penais da denominada Operação Saúde sejam recolhidos ao presídio.

O MPF pretende a execução unificada das penas aplicadas aos réus e que, somadas (depois do trânsito em julgado de algumas decisões) ultrapassam o patamar de quatro anos - o que possibilitaria o recolhimento dos executados ao presídio.

A denominada Operação Saúde foi desencadeada no ano de 2011, a partir de informações de que empresas sediadas nos municípios gaúchos de Barão de Cotegipe e Erechim, que vendiam medicamentos, adotavam condutas ilícitas relacionadas a fraudes licitatórias.

Após o progresso das investigações, foram identificadas três organizações envolvidas com a fraude licitatória que, por meio de empresas do ramo de distribuição de medicamentos, repartiam lucros indevidamente ganhos com o fornecimento de medicamentos e materiais afins aos municípios, em prejuízo ao Sistema Único de Saúde, tendo, muitas vezes, a colaboração de servidores públicos municipais.

Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br