Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Meio Ambiente
5 de Abril de 2018 às 12h45

Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos realizará audiência pública em Rio Grande

Evento debaterá os impactos do uso de agrotóxicos na saúde e no meio ambiente, nesta sexta, às 13h, no Plenário da Câmara de Vereadores local

Imagem do quadro A Dança dos Espantalhos do artista Flávio Scholles

O Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FGCIA) – iniciativa do Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul (MPF/RS), do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público do Estado (MP/RS) – convoca a sociedade para audiência pública sobre os impactos do uso de agrotóxicos na saúde, meio ambiente e consumidor. O encontro acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Rio Grande, na rua General Vitorino, nº 441, Centro, a partir das 13h. A audiência é aberta ao público e independe de inscrição para ouvintes.

O evento deverá ser espaço de troca de informações, debates e encaminhamentos entre a população e os representantes de órgãos públicos, associações civis, estabelecimentos de saúde, conselhos, universidades e movimentos sociais organizados. Para manifestações, os representantes de entidades devem se inscrever até o dia 4 de abril de 2018, pelo e-mail romuloalegretti@mpf.mp.br. O limite de inscrição será de 12, com cinco minutos para cada intervenção.

Serão contemplados nos debates os municípios de Chuí, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e São José do Norte. Formado, atualmente, por 64 instituições, o FGCIA é coordenado pelo Procurador da República Rodrigo Valdez de Oliveira (MPF), tendo como adjuntos o Procurador do Trabalho Noedi Rodrigues da Silva (MPT), o Promotor de Justiça Daniel Martini (MP-RS) e o Presidente da Agapan Leonardo Melgarejo.

Programação:

13h – Registro de presença e identificação

13h30 – Abertura do evento

13h45 – Atuação do Fórum Gaúcho de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos

14h – Palestra do Doutorando Luciano Barros Zini, engenheiro químico, mestre em engenharia química pela UFRGS, especialista em saúde/engenheiro químico da Secretaria Estadual de Saúde do RS, sobre o “Controle e vigilância de agrotóxicos na água para consumo humano no RS”.

14h40 – Será dada a palavra a representantes de entidade, públicas ou privadas, bem como movimentos sociais organizados, previamente inscritos.

15h45 – Será assegurada a palavra a todos os presentes na audiência que se inscreverem no decorrer do evento, observando o limite de 15 inscrições e três minutos por intervenção.

16h30 – Apresentação e avaliação do PL 069/2017, da Prefeitura Municipal de Rio Grande, que institui o Plano de Controle e Monitoramento de Agrotóxicos no âmbito do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do município de Rio Grande/RS.

17h – Encaminhamentos e encerramento do evento.

Serviço:

O que: Audiência Pública sobre impactos do uso de agrotóxicos na saúde, meio ambiente e consumidor

Quando: 06 de abril de 2018, a partir das 13h

Onde: Plenário da Câmara de Vereadores de Rio Grande (rua General Vitorino, nº 441, Centro)

Inscrições para direito de fala: até 04 de abril, por meio do e-mail romuloalegretti@mpf.mp.br.

 

Clique aqui para acessar o edital.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h - Sala do Cidadão / público externo
Como chegar