Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Sul

Direitos do Cidadão
11 de Dezembro de 2020 às 10h15

Campanha Eu Sou Respeito fará parte do Projeto Respeito e Diversidade lançado pelo CNMP

Produzida no Rio Grande do Sul, pela PRDC, campanha contará com o patrocínio da PFDC para ganhar dimensão nacional

#pracegover: arte quadrada sobre a foto de um homem negro usando grandes brincos, sorrindo. Está escrito à direita, na cor roxa eu sou respeito. na parte inferior está escrito respeitar as diferenças, respeitar as identidades. a arte é do centro universitário ipa/prdc.

Arte: Centro Universitário Metodista IPA/PRDC

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) – órgão do Ministério Público Federal (MPF) – aderiu nessa quinta-feira (10) ao Projeto Respeito e Diversidade, do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A primeira ação do Sistema PFDC que comporá o projeto será a Campanha Eu Sou Respeito – desenvolvida pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul (PRDC/RS) em parceria com o Centro Universitário Metodista IPA.

O anúncio foi feito pelo procurador federal dos Direitos do Cidadão, Carlos Alberto Vilhena, que participou do lançamento do projeto, ocorrido na sede do CNMP, em Brasília. “Fico feliz ao constatar a convergência de propósitos entre a PFDC e a o CNMP, ambos sensíveis à diversidade que vivemos e dispostos a dialogar sobre temas tão importantes como origem, raça, sexo, cor, idade, crença, pensamento, que necessariamente demandam de seus interlocutores maturidade, sensibilidade e, acima de tudo, respeito”, disse.

Vilhena lembrou ainda o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, comemorado em 10 de dezembro, e parabenizou o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras, pela iniciativa. Ele concluiu a fala afirmando: “Somente despidos de vaidades e comprometidos com um trabalho dialogado poderemos contribuir para que a nossa sociedade seja cada dia mais tolerante e mais respeitosa”.

Campanha Eu Sou Respeito – O lançamento nacional da campanha Eu Sou Respeito ocorrerá no início de 2021. Sua elaboração nasceu da falta de compreensão do diferente, com encerramento antecipado da exposição Queermuseu: Cartografia da Diferença na Arte Brasileira, em 2017. Após acordo, houve o pagamento de multa que será revertida a projetos de instituições, organizações e movimentos que lutam pelos direitos humanos. Ainda neste mês de dezembro, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Rio Grande do Sul lançará edital com as regras e critérios para utilização desses recursos.

Sistema PFDC – Atua no diálogo e interação com órgãos de Estado, organismos internacionais e representantes da sociedade civil, com o propósito de proteger e defender os direitos fundamentais da população brasileira. É composto pela Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão - como órgão central -, pelos Núcleos de Apoio Operacional, pelas Procuradorias Regionais dos Direitos do Cidadão, pelas Relatorias Temáticas e Grupos de Trabalho - que contam também com membros do Ministério Público do Trabalho e de Ministérios Públicos Estaduais, como convidados.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Sul
Telefone MPF: (51) 3284-7200
Telefones ASCOM: (51) 3284-7200 / 98423 9146
Site: www.mpf.mp.br/rs
E-mail: PRRS-Ascom@mpf.mp.br
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS
Facebook: www.facebook.com/MPFnoRS

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Otávio Francisco Caruso da Rocha, 700
Bairro Praia de Belas
Porto Alegre/RS
CEP 90.010-395


CNPJ: 26.989.715/0028-22

(51)3284-7200
Atendimento de segunda à sexta, das 12h às 18h (Sala do Cidadão). Acesse todos os serviços disponíveis na página http://www.mpf.mp.br/mpfservicos
Como chegar