Roraima

MPF/RR recebe documento com queixas de indígenas do estado

A entrega marcou o Dia Internacional dos Povos Indígenas

MPF/RR recebe documento com queixas de indígenas do estado

Procurador da República José Gladston Viana recebe documento de representantes indígenas. Foto: MPF/RR

O Ministério Público Federal em Roraima (MPF/RR) recebeu nessa quarta-feira (8), durante a VI Marcha dos Povos Indígenas, documento com uma lista de reclamações dos indígenas do estado sobre o desrespeito a seus direitos. A marcha fez parte da comemoração do Dia Internacional dos Povos Indígenas.

O documento traz as principais queixas dos povos indígenas de Roraima. Eles pedem a melhoria da infraestrutura fornecida pelo Estado nas terras indígenas. Entre as denúncias, afirmam que os serviços de saúde e educação não estão sendo prestados de acordo com o que é previsto em lei.

O procurador da República José Gladston Viana Correia, titular do ofício de Defesa dos Direitos Indígenas e Minorias, recebeu o documento e afirmou que o MPF sempre estará de portas abertas para receber as demandas dos indígenas.

A procuradora da República Ana Carolina Haliuc Bragança, responsável pela área de Defesa do Meio Ambiente, também estava presente e recebeu as queixas sobre o assunto. Depois de entregar os documentos, os indígenas seguiram em marcha para outros entes públicos.

Dia Internacional dos Povos Indígenas – A data foi instituída pela UNESCO, organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para lembrar a primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Populações Indígenas, realizada em Genebra, em 1982. O grupo foi criado para desenvolver os padrões de direitos humanos que protegeriam os povos indígenas.

Procuradoria da República em Roraima
E-mail: prrr-ascom@mpf.mp.br
Tel.: (95) 3198-2000
Siga-nos no Twitter: @MPF_RR