Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Roraima

Sistema Prisional
30 de Novembro de 2017 às 20h55

MPs e governo de Roraima firmam acordo para implantação de Central de Monitoramento Eletrônica

Normatização de tornozeleiras eletrônicas estabeleceu a quantidade para uso da execução penal e de presos provisórios

Imagem ilustrativa de tornozeleira eletrônica (fotospublicas.com/AkiraOnuma/AscomSusipe)

Imagem ilustrativa de tornozeleira eletrônica (fotospublicas.com/AkiraOnuma/AscomSusipe)

O Ministério Público Federal (MPF) conseguiu acordo com o governo do estado de Roraima e o MP estadual (MPRR) para a normatização do uso de novas tornozeleiras eletrônicas adquiridas para a implantação da Central de Monitoramento Eletrônica de Roraima. Em reunião realizada na última terça-feira (28), na sede da Justiça Estadual, foi feita a divisão do equipamento, com 50 tornozeleiras reservadas para a Vara de Execução Penal e 75 para presos provisórios.

"Além de contemplar presos em regime fechado, semiaberto e prisão domiciliar, conseguimos algumas tornozeleiras para os presos provisórios, o que vai nos ajudar a monitorar àqueles sob a tutela da Justiça Federal", explicou o procurador da República Thiago Augusto Bueno.

Com o acordo firmado, ficou estabelecido que a efetiva utilização dos aparelhos de monitoração eletrônica terá início a partir do dia 11 de dezembro.

Participaram da reunião, além do procurador Thiago Bueno, o procurador da República Miguel de Almeida Lima, o promotor Valmir Costa, os defensores públicos Januário Lacerda e Vera Lúcia Silva, além do secretário estadual de Justiça e Cidadania (Sejuc), coronel Ronan Marinho, e representantes da Sejuc.

Plano de melhorias – Em setembro deste ano, o MPF/RR havia emitido recomendação ao governo do estado para que fossem feitas mudanças no edital de licitação para a construção do presídio de Boa Vista, além de adequações no plano de melhorias do sistema prisional de Roraima.

A construção do presídio foi um dos itens previstos no plano de melhorias. Para financiar as obras, foi firmado, em dezembro do ano passado, um acordo entre o Estado e a União para o repasse de R$ 45 milhões. No entanto, em março deste ano, devido à falta de transparência na utilização dos recursos federais, a Justiça acatou pedido do MPF/RR e bloqueou a verba. Em um acordo judicial, ficou estabelecido o desbloqueio e a transferência dos recursos mediante a apresentação de um plano detalhado de uso dos recursos.

Além da construção de uma nova unidade prisional, o plano de melhorias incluiu ainda a ampliação da Cadeia Pública de Boa Vista, a implantação da Central de Monitoramento Eletrônica e a utilização de tornozeleiras eletrônicas e a construção da unidade prisional no município de Rorainópolis.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República em Roraima
E-mail: prrr-ascom@mpf.mp.br
Tel.: (95) 3198-2000
Siga-nos no Twitter: @MPF_RR
Facebook: /ministeriopublicofederalemroraima

registrado em: *7CCR
Contatos
Endereço da Unidade

Rua General Penha Brasil, nº 1255
São Francisco - Boa Vista/RR
CEP 69305-130

(95) 3198-2000
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 15h

Sala de Atendimento ao Cidadão
O atendimento ao público externo pode ser realizado presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h, ou no endereço eletrônico: mpf.mp.br/mpfserviços

Protocolo Eletrônico
Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas. Acesso: mpf.mp.br/mpfservicos

Assessoria de Comunicação Social
Serviço de Atendimento a Jornalistas
Para agendamentos de entrevistas e informações, acesse: saj.mpf.mp.br
Contato: (95) 3198-2000

Informações sobre licitações
Acesse: mpf.mp.br/rr/transparencia
Telefone: (95) 3198-2029

Plantão
Dias úteis: 18h às 8h
Finais de semana e feriados: 24h
Telefone: (95) 98404-5826
Confira a escala de plantão

Contatos
Ministério Público Federal
Procuradoria da República em Roraima
Tel.: (95) 3198-2000
Siga-nos no X/Twitter: @MPF_RR
Facebook: /mpf.rr

Como chegar

Localização da PR-RR