MPF é um dos signatários da Carta do Povo de Rondônia Contra a Corrupção
Documento traz compromissos de gestores públicos para combater a corrupção
O Fórum Rondônia Contra a Corrupção encerrou-se na última sexta-feira, 20 de maio. O evento ocorreu durante três dias e culminou com a assinatura da Carta do Povo de Rondônia Contra a Corrupção. Os signatários da Carta se comprometeram a efetivar medidas para o combate à corrupção, tais como a transparência das contas públicas; utilização de concurso público para contração de pessoal; restrição dos cargos e funções de comissão, dando preferência na ocupação aos servidores concursados; combate do nepotismo; facilidade no acesso às informações públicas e bancos de dados; entre outras.
O Fórum e a Carta foram iniciativas do Comitê Rondônia Contra a Corrupção (Cercco), entidade que reúne 13 órgãos públicos de fiscalização e de controle interno e externo. Compartilhar informações e atuar em conjunto são alguns dos objetivos do Cercco, do qual o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) faz parte.
Além das instituições que compõem o Cercco, foram também signatários da Carta do Povo de Rondônia Contra a Corrupção o governador Confúcio Moura (PMDB), prefeitos e deputados. Representantes políticos e de instituições públicas que não estavam presentes no momento da assinatura da Carta comprometeram-se a assiná-la posteriormente.
O procurador-chefe do MPF/RO, Reginaldo Trindade, enfatizou que “a Carta representa um compromisso de todos aqueles que representam os interesses do povo rondoniense – Executivo, Legislativo, Judiciário e também as instituições de fiscalização – além da sociedade, e seu conteúdo deve se tornar um instrumento de prevenção e combate à corrupção”.
Confira AQUI a íntegra da Carta do Povo de Rondônia Contra a Corrupção.
Fonte: MPF/RO
Assessoria de Comunicação
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO