Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rondônia

Indígenas
2 de Setembro de 2020 às 14h28

Recomendação conjunta quer que município de Porto Velho e governo de Rondônia adotem medidas urgentes de proteção aos indígenas Warao

Povo indígena migrou para município após colapso político, econômico e social da Venezuela, e tem perspectivas limitadas de inserção social

Arte retangular sobre foto de uma parede de oca, de bambu. está escrito a palavra indígenas na cor amarelo, ao centro.

Arte: Secom/MPF

A Defensoria Pública da União (DPU), o Ministério Público Federal (MPF), a Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE/RO) e o Ministério Público do Trabalho (MPT) recomendaram que o município de Porto Velho e o governo de Rondônia executem medidas de proteção aos indígenas Warao que residem no município, para evitar o contágio de covid-19.

A recomendação ressalta que a população indígena deverá receber acolhimento e assistência humanitária, bem como local de abrigo em área suficiente para acomodação. Para os casos confirmados ou suspeitos de covid-19, deverá ser disponibilizado isolamento adequado.

Além dessas medidas, o município e o governo estadual ainda deverão realizar um programa contínuo de fornecimento de cestas básicas e kits de higiene, incluindo máscaras e álcool gel, e o cadastro dos indígenas em programas assistenciais, a fim de emitir documentos pessoais.

Para evitar discriminação ou comportamentos que atentem contra os direitos fundamentais dos Warao, a recomendação frisa que sejam promovidas campanhas educativas e de orientação junto à comunidade local e aos órgãos públicos.

Os Warao migraram para a cidade após o colapso político, econômico e social da Venezuela, e têm perspectivas limitadas de inserção social, vivendo em extrema pobreza, fator que agrava a propagação da covid-19. Em Porto Velho, esses indígenas têm dificuldade para sobreviver, visto que não existem políticas do Poder Público que atendam suas necessidades.

O MPF, MPT, a DPE/RO e a DPU determinaram o prazo de cinco dias para manifestação a respeito do acatamento da recomendação, caso contrário, poderão ser tomadas medidas administrativas e ações judiciais cabíveis.


Íntegra da recomendação

Assessoria de Comunicação 
Ministério Público Federal em Rondônia
(69) 3216-0511 / 98431-9761
prro-ascom@mpf.mp.br
www.mpf.mp.br/ro
Twitter: @MPF_RO

registrado em: *6CCR, *covid19
Contatos
Endereço da Unidade

Rua José Camacho, 3307, Embratel

Porto Velho/RO     CEP 76820-886

prro-seac@mpf.mp.br
(69) 3216-0500
Atendimento de segunda à sexta

8h às 15h

Sala da Cidadania
Recebimento de denúncias

(69) 32160519 ou 32160599
 (69) 99213-8739

Sistema de Protocolo Eletrônico
- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas

Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados

Assessoria de Comunicação
Solicitação de entrevistas e de informações: https://saj.mpf.mp.br/saj/
Telefones: (69) 3216-0511 / 98431-9761
E-mail:

Informações sobre licitações
Telefone: (69) 3216-0530
E-mail:

Como chegar