Rondônia

Procuradoria da República em Rondônia

Direitos do Cidadão
21 de Novembro de 2016 às 21h1

MPF/RO: Mais de cem educadores participam de oficina sobre segurança na Internet

Atividade alertou educadores sobre perigos na rede mundial de computadores, como publicação de nudes, ciberbullying e pedofilia no ambiente virtual

MPF/RO: Mais de cem educadores participam de oficina sobre segurança na Internet

O total de 115 educadores de diferentes instituições participaram da oficina "Segurança, ética e cidadania na Internet: educando para boas escolhas online." O evento ocorreu na última quinta-feira, 17 de novembro, em Porto Velho (RO), e faz parte do projeto 'Ministério Público pela Educação Digital nas Escolas”, que está sendo executado em todo o país e é uma parceria entre o MPF e a ONG Safernet Brasil e conta com o patrocínio do Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Entre os participantes estavam representantes da Secretaria de Assistência Social, do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação, dos Conselhos Tutelares, Secretaria Estadual de Educação e professores de escolas particulares. O presidente do Conselho Municipal de Educação, Mário Jorge, elogiou a iniciativa da oficina e disse que os educadores precisam, cada vez mais, estarem atentos ao uso malicioso da Internet e assim alertar crianças e adolescentes.

De acordo com o palestrante, o psicólogo Rodrigo Nejm, representante da Safernet, “o que se divulga na rede dificilmente será removido depois. É preciso ter cuidado com o uso que se faz da Internet, ao falar, compartilhar arquivos ou marcar encontros com pessoas desconhecidas." Nejm enfatizou, ainda, que, em relação a crianças e adolescentes, a responsabilidade é de todos – pais e professores. “O pai e a mãe podem não saber nada de Internet, mas entendem de respeito e é isso que eles devem ensinar aos filhos”, alertou.

Durante a oficina, foram discutidas formas de prevenir os cibercrimes, entre eles o cyber-bullying feito pela Internet ou pelo celular, publicação de nudes na internet ou divulgação na escola, o crime de aliciamento para fins sexuais e a divulgação de pornografia infantojuvenil pela Internet. O MPF disponibilizou às escolas participantes do projeto a cartilha Safernet 'Diálogo Virtual 2.0: preocupado com o que acontece na Internet? Quer conversar?', produzida em cooperação entre as duas entidades e disponível também em versão digital.

registrado em: ,
Contatos
Endereço da Unidade

Rua José Camacho, 3307, Embratel

Porto Velho/RO     CEP 76820-886

prro-contato@mpf.mp.br
(69) 3216-0500
Atendimento de segunda a sexta, das 8h às 15h

Plantão Jurídico:

Telefone: (69) 98431-9769


Assessoria de Comunicação

Telefone: (69) 3216-0511

E-mail:

 

Informações sobre licitações

Telefone: (69) 3216-0530

E-mail:

Como chegar