Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Norte

Geral
20 de Setembro de 2019 às 10h50

MPF participa da abertura do Projeto Tribunal do Júri

Procuradora da República Cibele Benevides falou sobre justiça negociada e o Processo Penal

MPF participa da abertura do Projeto Tribunal do Júri

A procuradora da República Cibele Benevides participou, nesta quinta-feira (19), da abertura da V Edição do Projeto Tribunal do Júri, promovido pelo curso de Direito do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN). Ela ministrou a palestra “Justiça negociada e o Processo Penal”, sobre a importância da colaboração premiada no combate ao crime organizado.

Cibele Benevides citou a legislação de outros países para demonstrar como o Direito Processual Penal evoluiu, de diferentes maneiras, para aceitar a justiça negociada como forma de enfrentamento à criminalidade. Ela destacou a operação Mãos Limpas e o Maxiprocesso de Palermo, na Itália, que resultaram em importantes condenações a partir de uma sequência de delações premiadas. Os casos se tornaram símbolos mundiais da luta contra o crime organizado e foram inspirações para a Operação Lava Jato.

A procuradora ressaltou que o STF já afirmou a constitucionalidade da Lei 12.850/2013, que ampliou as possibilidades de colaboração premiada no Direito brasileiro. Essa visão, segundo ela, é corroborada pela doutrina majoritária no Brasil e no mundo. “A colaboração premiada não é antiética. Antiético é deixar permanecer uma organização criminosa. O dever de lealdade de um cidadão deve ser primeiro com as leis democráticas do seu país. A colaboração de um acusado privilegia, inclusive, sua autonomia e liberdade de expressão”, defendeu.

O evento também contou com a participação do advogado e professor Nestor Távora.

Tribunal do Júri - O projeto simula de forma fidedigna um júri popular. O objetivo é aperfeiçoar a oratória e trazer aos estudantes uma experiência mais próxima da realidade. Além disso, promove o estudo e prática do Direito Penal e Processual Penal de forma dinâmica.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte
fone: (84) 3232-3801/3901 - 99483-5296
prrn-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_prrn

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Deodoro da Fonseca nº 743
Tirol - Natal/RN
59020-600

Anexo: Rua Jundiaí, 328, 13º andar 
Tirol - Natal/RN
59020-120   

Tel/Fax: (84) 3232-3900
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h

Plantão:

(84) 99112-1695 - Exclusivo para atendimento fora do horário de expediente

 

Assessoria de Comunicação Social:

Telefone: (84) 3232-3801
E-mail: prrn-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita