Rio Grande do Norte

30 de Agosto de 2018 às 14h15

MP Eleitoral quer evitar notícias falsas nas Eleições 2018

Representantes de partidos políticos do estado assinaram termo de compromisso

MP Eleitoral quer evitar notícias falsas nas Eleições 2018

O Ministério Público Eleitoral firmou um acordo de colaboração com os Partidos Políticos e coligações potiguares. O objetivo é combater fake news durante as Eleições 2018 e, de acordo com o termo de compromisso assinado pelos grupos, promover “a manutenção de um ambiente eleitoral imune da disseminação de notícias falsas”.

Uma das principais motivações por trás do acordo leva em consideração que as fake news são um grande risco para a democracia - já que a manipulação de notícias, assim como o uso de robôs e perfis automatizados, por exemplo, podem distorcer a liberdade de voto do eleitorado e interferir diretamente na legitimidade do processo eleitoral.

Ao todo, mais de 10 partidos ou coligações concordaram com o documento e se comprometeram a atuar contra as fake news no próximo pleito. Entre eles estão os partidos PSTU, PSDB, PSB, Psol, PRTB, Novo, Rede e Solidariedade. As coligações 100% RN, Do Lado Certo e Trabalho e Superação também assinaram o termo e devem “reprovar qualquer prática ou expediente referente à utilização de conteúdo falso”.

Confira o termo de compromisso na íntegra.

Av. Deodoro da Fonseca nº 743
Tirol - Natal/RN

Anexo: Rua Jundiaí, 328, 13º andar
Tirol - Natal/RN