Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

Rio Grande do Norte

Eleitoral
27 de Março de 2018 às 13h42

Evento debate Constituição e desafios das eleições 2018

Foram abordados, entre outros temas, os registros de candidatura, prazos para filiação, coligações e propaganda eleitoral

Três participantes do curso, tendo ao centro a procuradora Cibele Benevides

Foto: Assessoria de Comunicação do MP/RN

Com informações do MP/RN

 

Os principais desafios das eleições foram discutidos no evento “30 anos da Constituição de 88 - II Curso: Constituição e Eleitoral”, realizado na segunda-feira (26). Promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, o encontro reuniu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça membros, servidores e estagiários de diversas unidades ministeriais – além de ter sido transmitido pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

 

“Esse é o ponta pé inicial do trabalho de articulação com as instituições", destacou o procurador-geral de Justiça, Eudo Rodrigues Leite, fazendo a abertura do evento e apresentando o cronograma. A procuradora regional eleitoral, Cibele Benevides Guedes da Fonseca, também enfatizou a união de forças para uma atuação em harmonia e que encontre respaldo junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). "Foi com muita alegria que acolhemos essa proposta de evento do Ceaf", contou a procuradora regional eleitoral do RN, que fez a mediação do debate no período da tarde.

 

No período da manhã, o curso foi conduzido pelo procurador regional eleitoral do Distrito Federal (MPF/DF), José Jairo Gomes. Entres os temas abordados estavam a Constituição, fatores de inelegibilidade, registros de candidatura, prazos para filiação, domicílio eleitoral, coligações e propaganda eleitoral, entre outros.

 

Cada um dos debatedores tratou de assuntos relacionados a situações que consideram dificuldades a serem enfrentadas nas próximas eleições, não apenas em 2018, como a legitimação das decisões judiciais, as prestações de contas, os conceitos de provas, indícios e a propaganda eleitoral, entre outros.

 

“Vamos precisar apurar com rigor os abusos do poder econômico e público”, apontou o juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE/RN), Francisco Glauber Pessoa Alves.

 

Os recursos utilizados em campanhas também foi um ponto ressaltado pelo juiz eleitoral TRE/RN, Wlademir Soares Capistrano: "será um desafio para os operadores do Direito impedir que fontes não declaradas financiem candidaturas assim como a utilização de laranja".

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte
Fone: (84) 3232-3901
prrn-ascom@mpf.mp.br
twitter.com/mpf_prrn

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Jundiaí, 330, 10º andar 
Tirol - Natal/RN
59020-120 

Av. Deodoro da Fonseca nº 743
Tirol - Natal/RN
59020-600

Tel/Fax: (84) 3232-3900
Atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h

Telefone de contato: (84) 3232-3900

Plantão:

Telefone exclusivo para atendimento fora do horário de expediente - (84) 99112-1695 

Assessoria de Comunicação Social:

E-mail: prrn-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita