Procuradoria da República no Rio de Janeiro

• Flickr
Meio Ambiente
21 de Dezembro de 2018 às 11h20

MPF no Rio de Janeiro: Justiça Federal determina que município de Barra Mansa obtenha licenciamento ambiental do Hospital Materno Infantil

Ação movida pelo MPF alega que unidade funciona em desacordo com a legislação, com risco de danos ambientais

Foto da fachada do Hospital Materno Infantil, com duas palmeiras na frente e um carro branco estacionado em frente.

Imagem: 2018 Google Street View

A pedido do Ministério Público Federal, a Justiça Federal concedeu liminar determinando que o município de Barra Mansa (RJ) inicie o licenciamento ambiental do Hospital Materno Infantil, no prazo de até 30 dias, seguindo as resoluções vigentes do Conama e da Anvisa. Na decisão, a Justiça Federal determinou ainda que o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), o Estado do Rio de Janeiro e o município de Barra Mansa adotem as medidas administrativas necessárias para a concretização da liminar.

O MPF alega na ação civil pública que o hospital está situado em faixa marginal de proteção do Rio Paraíba do Sul, não possuindo a licença ambiental necessária ao seu adequado funcionamento. Além disso, a unidade realiza o descarte de resíduos de serviços de saúde em desconformidade com as resoluções do Conama e da Anvisa.

Na ação, o MPF afirma que o descarte de esgoto do hospital não segue corretamente o plano de gerenciamento de resíduos de serviços de saúde (PGRSS), com o lançamento dos resíduos indiretamente na rede coletora. O hospital está situado em faixa marginal de proteção do Rio Paraíba do Sul, que é considerada Área de Preservação Permanente (APP), não podendo ser efetivada a ocupação ou violada a sua biota. O pedido de liminar foi feito em razão do risco da concretização de danos ambientais que podem ter caráter irreversível ou de difícil reversão.

Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547
www.mpf.mp.br/rj
twitter.com/MPF_PRRJ