Procuradoria da República no Rio de Janeiro

• Flickr
Direitos do Cidadão
15 de Março de 2019 às 16h35

MPF realiza segundo encontro com representantes de religiões de matriz africana na Baixada Fluminense

Reunião de comissão permanente estabeleceu cronograma de ações e reuniões para os próximos meses; MPT participou do encontro

Imagem da reunião. Participantes estão sentando em uma roda.

ASCOM - MPF/RJ

O Ministério Público Federal (MPF) se reuniu nessa quinta-feira (14) com líderes de comunidades de terreiros da Baixada Fluminense para debater Inquérito Civil que analisa políticas de valorização das comunidades e combate à intolerância religiosa. Em fevereiro, foi instituída uma comissão permanente de combate à intolerância religiosa. O encontro teve a participação do procurador do trabalho Rafael Garcia, que discutiu a discriminação em seleção de vagas de emprego.

Foram apresentadas denúncias contra estabelecimentos que só contratam pessoas de religiões cristãs protestantes. Segundo o procurador do Trabalho Rafael Garcia, é necessário que a sociedade identifique e denuncie essas empresas que cometem intolerância religiosa na hora de contratar funcionários. Além disso, colocou à disposição os canais de denúncia do MPT para receber mais informações.

Na reunião, foram estabelecidos os próximos passos da comissão. Será realizada em maio uma grande audiência pública, em Nova Iguaçu, para discutir os anseios das comunidades e ouvir as medidas que o Poder Público municipal vêm implementando em favor da liberdade religiosa, do Estado laico e do tratamento isonômico entre religiões. Além disso, será agendada reunião com a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, com vistas a garantir um acompanhamento permanente da sociedade civil quanto às ocorrências, bem como a garantia de que as apurações ocorram.

Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547
www.mpf.mp.br/rj
twitter.com/MPF_PRRJ