Logo MPF nome Logo MPF

Rio de Janeiro

Procuradoria da República no Rio de Janeiro

  • MPF nas redes sociais  
  • Facebook
  • Flickr
  • Twitter
  • YouTube
  • Instagram
Meio Ambiente
23 de Janeiro de 2019 às 15h55

MPF Praia Limpa: reunião realiza balanço do projeto e prevê novas atuações para Cabo Frio

Foram previstas limpezas em locais problemáticos da Praia do Forte e do Peró, além de estratégia contra fornecedores de coco clandestinos

Arte mostra a logomarca do projeto MPF Praia Limpa, remetendo a uma pessoa que parece abraçar o mar.

O Projeto MPF Praia Limpa, desenvolvido pelo Ministério Público Federal (MPF), promoveu uma reunião para debater questões sobre a segurança e a preservação das praias da Região dos Lagos (RJ). O encontro aconteceu no dia 10 de janeiro, na sede da Procuradoria da República no município de São Pedro da Aldeia (RJ).

Após a reunião, ficou acertado que a Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) irá instalar novas lixeiras nas praias (com data prevista para 24 de janeiro), e realizar uma limpeza nas pedras e atrás da Duna Preta na Praia do Forte (Cabo Frio/RJ). Além disso, nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro, a Comsercaf também participará do trabalho de limpeza na Praia do Peró (Cabo Frio/RJ), da organização Mar Sem Lixo.

Ficou decidido também que será realizada uma peneiragem da areia da Praia do Forte, na parte do Algodoal, em relação aos restos de construção. Como experiência, será permitida precariamente a entrada de 12 a 18 veículos na Praia do Forte, devidamente registrados, com identificação visual, situação regular do motorista e veículo, curso de trânsito e educação ambiental. Será feita uma escolha por sorteio dentre os que cumpram os requisitos e fixado valor máximo para os serviços de colocação e retirada das barracas e carrinhos.

Os presentes no encontro acordaram ainda que serão notificados os fornecedores de coco clandestinos para regularizarem sua situação, sob pena das sanções legais; e será iniciado o estudo de carga da Praia do Forte em abril de 2019, a partir de quando todas as regras de ordenação das praias serão revistas.

Além do procurador da República Leandro Mitidieri, estiveram presentes na reunião o presidente da Comsercaf,  Dario Guagliardi Neto, o secretário de Ordem Pública Paulo Gomide, o superintendente de Posturas Porfírio de Assis, o superintendente e comandante da Guarda Municipal Adson da Silva Lopes, o presidente do sindicato dos ambulantes Luciano Dias de Mello, o presidente da associação dos barraqueiros Valdemir da Costa e o representante da Ong Mar sem Lixo Luis Roberto Goes Ramos.

Saiba mais sobre o projeto MPF Praia Limpa assistindo ao vídeo do procurador da República Leandro Mitidieri.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547
www.mpf.mp.br/rj
twitter.com/MPF_PRRJ

registrado em:
Contatos
Endereço da Unidade

Av. Nilo Peçanha, 31
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20020-100

(21) 3971-9300
Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 17h

Sala de Atendimento ao Cidadão:

Tel.: (21) 3971-9553

 

Consulta Processual: clique aqui

Atendimento à imprensa:

Tel.: (21) 3971-9542 / 9543 / 9547

E-mail: prrj-ascom@mpf.mp.br

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita