Combate à Corrupção
15 de Junho de 2020 às 10h25

MPF, PF e CGU cumprem 28 mandados na Operação Exam por desvios na saúde em Cabo Frio (RJ) (atualizada)

Operação apura irregularidades na aplicação de recursos federais para combate à covid-19

Viatura da Polícia Federal estacionada em frente à Secretaria de Saúde de Cabo Frio

Viatura da PF em frente à Secretaria de Saúde de Cabo Frio - Foto: Divulgação/MPF

O Ministério Público Federal (MPF), a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) cumprem nesta segunda-feira (15) mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, São João de Meriti, Nova Iguaçu e Miracema, no estado do Rio, além de Serra, no Espírito Santo. São 28 alvos, entre residências, empresas e órgãos públicos. Foram mobilizados 90 agentes da Polícia Federal e 15 da Controladoria-Geral da União.

A Operação Exam investiga desvios de recursos na área da saúde e do combate à pandemia de covid-19 em Cabo Frio, na Região do Lagos do Rio de Janeiro. A investigação teve origem em procedimento do MPF, anterior à pandemia, que apurava licitações e contratos para a realização de exames laboratoriais. Com a colaboração da Controladoria-Geral da União, a investigação incluiu também a aquisição e a distribuição de remédios. Já no âmbito do inquérito instaurado na Polícia Federal, as apurações recaíram sobre os recursos federais para combate à covid-19 no município. Calcula-se que as irregularidades podem ter causado prejuízo de cerca de R$ 7 milhões aos cofres públicos.

Segundo o procurador da República Leandro Mitidieri, “o planejamento inicial era a realização de operações após passada a pandemia, uma vez que o MPF vem se colocando a favor de medidas restritivas, inclusive, quando for o caso, do isolamento social. Mas verificou-se a necessidade da antecipação”.

*Texto alterado às 16h20 de 16/06/2020 para substituir a cidade de Vila Velha pela cidade de Serra

Procuradoria da República no Rio de Janeiro
twitter.com/MPF_PRRJ
Atendimento à imprensa:
Canal no Telegram: https://t.me/mpfrj

registrado em: *5CCR, *covid19, *2CCR

Av. Nilo Peçanha, 31
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20020-100

Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 17h

Clique aqui para mais informações

Sala de Atendimento ao Cidadão: