Logo MPF nome Logo MPF

Rio de Janeiro

Procuradoria da República no Rio de Janeiro

Geral
30 de Maio de 2017 às 18h20

MPF inaugura nova sede em Resende

Prédio recebeu novo projeto estrutural e perícia de impacto da obra no entorno

PRM em Resende (Foto:Divulgação Ascom - MPF/RJ)

PRM em Resende (Foto:Divulgação Ascom - MPF/RJ)

O Ministério Público Federal (MPF) inaugurou oficialmente na última quinta-feira, 25 de maio, a sua nova sede no município de Resende. Várias autoridades parlamentares, do poder judiciário e das forças armadas estiveram presentes ao evento, entre elas o procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio de Janeiro José Gomes Riberto Schettino, os procuradores da República, que atualmente estão lotados no município, Izabella Marinho Brant e Paulo Sérgio Ferreira Filho, e os que por lá passaram, Guilherme Guedes Raposo, Darlan Airton Dias e Luciana Fernandes Portal Lima Gadelha. Também marcou presença no evento o prefeito do município de Resende Diogo Balieiro Diniz.

Clique aqui veja a galeria de fotos da inauguração.

Em seu discurso de abertura, o procurador-chefe José Schettino fez questão de ressaltar o grande esforço do ex-procurador-chefe da Procuradoria da República no Rio de Janeiro Guilherme Guedes Raposo, hoje Secretário Geral do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), assim como dos demais servidores e procuradores na construção da nova sede. "Eu costumo brincar, e aqui estou falando sério, que eu só estou entrando na obra com o meu nome na placa", disse o procurador-chefe.

Schettino também lembrou que o Ministério Público é um obra coletiva. "Os procuradores são apenas uma parte na engrenagem. Não existe Ministério Público sem os servidores, estagiários e funcionários terceirizados. Todos cumprem seu papel e fazem com que essa instituição seja o que ela é".

O procurador-chefe também fez questão de frisar que é pelo trabalho que nós legitimamos a nossa existência e que devemos lembrar sempre dos valores constitucionais cuja defesa foi outorgada pelo Ministério Público. "A Constituição da República de 1988 deu para o Ministério Público a autonomia e para os seus membros independência. Autonomia como um escudo, independência como uma espada para travar a luta na defesa dos valores republicanos encartados na Constituição de 1988".

O novo prédio do MPF em Resende tem 900 metros quadrados de área construída, num terreno de 500 metros quadrados, dois pavimentos, recepção, sala de atendimento ao cidadão, sala de reunião, biblioteca, vestiários masculino e feminino, banheiros com acesso à pessoas com deficiência e estacionamento para seis veículos oficiais, sendo uma vaga para pessoa com deficiência. A construção da nova sede também recebeu novo projeto estrutural e perícia de impacto nas casas vizinhas, ou seja, a obra não representou risco para os imóveis no seu entorno. As instalações possuem espaço para a acomodação de todos os seus 30 colaboradores, entre procuradores, servidores, estagiários e terceirizados. A Procuradoria da República em Resende conta com dois procuradores da República que atuam judicial e extra-judicialmente, compreendendo os municípios de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis. 

A procuradora da República em Resende Izabella Brant afirmou que a inauguração do novo prédio é um momento único para a Casa porque reuniu quase todos os procuradores que trabalharam na unidade com uma equipe muito especial e valiosa de servidores e funcionários que operam as engrenagens da instituição, como os servidores Hudson Pereira Pequeno, Tereza Cristina de Souza Solano, Alexandre Moura Ferreira e Odi dos Santos Oliveira, todos lotados na procuradoria da República em Resende desde sua criação, no ano de 2002.

"Há dez anos em Resende vejo que a atuação do MPF nessa unidade sempre foi firme mas em momento algum deixou de ser pautada pelo diálogo franco e aberto com as instituições. Nessa região, vejo a força da nossa instituição quando atuamos na articulação de uma rede de atores políticos e sociais em processos complexos mas vitais para o desenvolvimento sustentável das nossas cidades e quando sentamos na mesa frente a frente com representantes dos órgãos públicos e da sociedade civil e colocamos no centro da discussão o interesse público que nos é comum". ressaltou a procuradora.

Izabella Brant encerrou agradecendo o trabalho incansável dos procuradores da República Guilherme Guedes Raposo, Lauro Coelho Junior e José Schettino, para a construção da nova sede, além dos esforços da equipe de engenharia da Procuradoria da República no Rio de Janeiro (PR/RJ) e da coordenadoria da PRM em Resende.

"Foram eles que enfrentaram todos os problemas que se apresentaram no decorrer dos trabalhos. O que pude testemunhar foi que, diante de cada um deles, essa equipe manteve a tranquilidade para construir soluções. E esse longo e árduo percurso nos trouxe até o dia de hoje" concluiu a procuradora.

A Procuradoria da República em Resende fica na Rua Cônego Bulcão, nº 42, Centro. O horário de atendimento ao público é das 11h às 17h.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9460/ 9488
www.prrj.mpf.mp.br
twitter.com/MPF_PRRJ

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Nilo Peçanha, 31
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20020-100

(21) 3971-9300
Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 17h

Sala de Atendimento ao Cidadão:

Tel.: (21) 3971-9553


Consulta Processual:
clique aqui


Atendimento à imprensa:

Tel.: (21) 3971-9460 /9488

E-mail: prrj-ascom@mpf.mp.br

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita