Logo MPF nome Logo MPF

Rio de Janeiro

Procuradoria da República no Rio de Janeiro

Meio Ambiente
12 de Fevereiro de 2016 às 10h45

Estado do Rio de Janeiro cria unidade de conservação em Resende em cumprimento a TAC

A unidade de conservação favorece a recuperação e manutenção do ecossistema local

Imagem ilustrativa (istock foto)

Imagem ilustrativa (istock foto)

Quase dois anos após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Federal (MPF) em Resende (RJ), o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), o Estado do Rio de Janeiro, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), a Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin) e a empresa Nissan do Brasil Automóveis, foi publicado o decreto de criação do refúgio de vida silvestre que irá favorecer a recuperação e manutenção do ecossistema local e a conectividade física entre a lagoa e o rio Paraíba do Sul, bem como  a conservação de 269 hectares de áreas remanescentes de Mata Atlântica, na Região do Médio Vale do Paraíba. Esse é o primeiro projeto de refúgio na área e deverá proteger a região da lagoa e suas adjacências.

A partir do decreto de criação da unidade, inicia-se a elaboração do plano de manejo, que também indicará a infraestrutura necessária à efetiva implementação da unidade, estando tais obrigações também previstas no TAC.

A área está inserida no distrito industrial do município de Resende, que se encontrava em franco processo de degradação, devido aos constantes impactos das atividades desenvolvidas em seu entorno. A unidade de conservação garantirá a preservação de um dos últimos e mais expressivos remanescentes de áreas úmidas do rio Paraíba do Sul, representando um refúgio de nidificação e alimentação para espécies da avifauna, diversas delas consideradas raras ou pouco conhecidas no âmbito estadual.

A Nissan, que desenvolve atividades comerciais na área, é financiadora do Plano de Manejo, além dos projetos de engenharia e arquitetura da infraestrutura administrativa da unidade de conservação. A empresa também se responsabiliza pelo custeio da recuperação ambiental da área,  com apoio financeiro para execução dos projetos de infraestrutura.

"Desde a celebração do TAC, o MPF e o MPRJ vêm acompanhando, criteriosamente, o complexo processo de criação da unidade, e o cumprimento das demais obrigações assumidas pelo empreendedor e pelo poder público. Essa atuação tem sido fundamental para asseguramos que, ao final desse processo, tenhamos a efetiva implementação do Refúgio da Vida Silvestre Lagoa da Turfeira", explica a procuradora da República Izabella Brant.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Tels: (21) 3971-9460/9488
www.prrj.mpf.mp.br

Contatos
Endereço da Unidade

Av. Nilo Peçanha, 31
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20020-100

(21) 3971-9300
Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 17h

Sala de Atendimento ao Cidadão:

Tel.: (21) 3971-9553


Consulta Processual:
clique aqui


Atendimento à imprensa:

Tel.: (21) 3971-9460 /9488

E-mail: prrj-ascom@mpf.mp.br

Como chegar

Sites relacionados
Área Restrita