Fiscalização de Atos Administrativos
7 de Abril de 2020 às 10h40

MPF divulga segundo informativo sobre atuação no combate à pandemia de covid-19 no Rio de Janeiro

Atuação articulada entre procuradores e com outros órgãos públicos tem sido a tônica do trabalho

Conjunto de vírus na cor verde sobre fundo amarelado, palavra COVID-19 em destaque na cor vinho, logo do MPF abaixo ao centro

Arte: Ascom PR/RJ

O Ministério Público Federal (MPF) está atuando em todo o estado do Rio de Janeiro para acompanhar as medidas adotadas pelos entes públicos no combate à pandemia de covid-19. Os procuradores da República dos quatro ofícios da saúde de tutela coletiva da capital têm atuado em conjunto com os do interior do estado, e até de outros estados do país, buscando a coordenação e uniformização de medidas. Também atuam com outros órgãos públicos, a exemplo da Defensoria Pública da União (DPU). Os resultados desta atuação estão relatados no segundo boletim informativo divulgado pelo conjunto no contexto do combate à pandemia de covid-19.

Entre as frentes de atuação, foram expedidos na última semana ofícios para a Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho (Animaseg) e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para identificar empresas brasileiras ou instaladas no país que estejam registradas para produzir equipamentos de proteção individual (EPIs). Nos ofícios, o MPF pede, além dos dados das empresas, informações sobre a possibilidade de aumento imediato da produção dos EPIs e medidas já adotadas neste sentido.

Outra frente foi o ingresso como parte em ação proposta pela Defensoria Pública da União para garantir a regularização de recursos humanos nos hospitais federais. Além disso, os dois órgãos pediram mais transparência da União na distribuição de EPIs e leitos de UTI destinados a estados e municípios.

Os procuradores também se articularam com membros do MPF de São Paulo, Espírito Santo, Sergipe, Pernambuco e Pará na propositura de uma ação civil pública que obteve na Justiça Federal a suspensão da campanha “O Brasil não pode parar”, do governo federal.

A partir da análise de relatório enviado pelo Ministério da Saúde à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão, o MPF também acompanha a estruturação do serviço de Atenção Primária à Saúde (APS) para atendimento a favelas e periferias das cidades brasileiras no contexto do combate ao novo coronavírus.

Outras frentes de atuação são o registro de óbitos suspeitos de covid-19 como forma de mensurar as taxas de mortalidade da nova doença e a cobrança de maior agilidade na divulgação dos resultados dos testes.

Veja aqui mais detalhes sobre as frentes de atuação do MPF no Rio de Janeiro no combate à pandemia.

Procuradoria da República no Rio de Janeiro
twitter.com/MPF_PRRJ
Atendimento à imprensa:
Canal no Telegram: https://t.me/mpfrj

registrado em: *covid19, *1CCR

Av. Nilo Peçanha, 31
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20020-100

Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 17h

Clique aqui para mais informações

Sala de Atendimento ao Cidadão:

Consulta Processual: clique aqui