Combate à Corrupção
23 de Janeiro de 2018 às 11h30

MPF denuncia ex-secretário municipal de Obras do Rio de Janeiro por lavagem de dinheiro

Alexandre Pinto da Silva realizou transações em nome de familiares para ocultar propina recebida de empreiteiras

O ex-secretário municipal de Obras do Rio de Janeiro Alexandre Pinto da Silva foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) por uma série de crimes de lavagem de dinheiro. Ele teria realizado transações em nome da mãe e dos filhos para ocultar e dissimular a origem de patrimônio recebido ilicitamente da Carioca Engenharia, OAS e Andrade Gutierrez, empreiteiras contratadas para executar as obras da Transcarioca e da recuperação ambiental da Bacia de Jacarepaguá.

De acordo com a denúncia
apresentada pela força-tarefa da Lava Jato no Rio de Janeiro, Alexandre recebeu vantagens indevidas das empreiteiras pelo menos entre os anos de 2011 e 2014. A propina combinada correspondia a cerca de 1% um do valor total de cada uma das obras, e por estes fatos Alexandre já responde em outra ação penal pelos crimes de corrupção passiva e organização criminosa (nº 0174071-16.2017.4.02.5101).

Para ocultar a origem dos recursos, Alexandre recebeu depósitos em dinheiro por meio de conta poupança em nome de sua mãe, no valor de R$ 305 mil, que era movimentada exclusivamente por ele. O ex-secretário de Obras também adquiriu diversos imóveis e realizou investimentos com valores obtidos com os crimes de corrupção, porém sempre em nome de seus filhos para ocultar a propriedade dos bens e a origem dos recursos.

Em meados de 2016, Alexandre Pinto realizou a transferência de vários imóveis para a empresa Atlas Administração de Imóveis Próprios, constituída em nome de seus filhos exclusivamente com a finalidade de administrar o patrimônio imobiliário do ex-secretário de Obras.

Transferência de imóveis - Nesse modo de operação, foram adquiridas, em 2015, 11 unidades no empreendimento Connect Life – Work Trade e oito unidades no Live Office Business & Mall. As investigações demonstraram que todos os negócios jurídicos envolvendo a constituição das sociedades, da empresa Atlas e aquisição dos imóveis foi realizada por Alexandre Pinto, sendo que os filhos, jovens de 20 e 21 anos à época dos fatos, afirmam apenas ter assinado os papéis a pedido do pai. “Alexandre Pinto da Silva ocultou sua condição de real proprietário dos imóveis, tendo por objetivo blindar o patrimônio adquirido como proveito dos crimes antecedentes de corrupção passiva e distanciar ainda mais os imóveis adquiridos da origem criminosa dos valores utilizados para sua aquisição”, afirmam na denúncia os procuradores da República.

O MPF identificou o pagamento ao ex-secretário de Obras de ao menos R$ 750 mil da Carioca Engenharia e R$ 750 mil da OAS para garantir o direcionamento do processo licitatório das obras da Transcarioca ao Consórcio Transcarioca Rio. Nas obras de recuperação da Bacia de Jacarepaguá, foram pagos pelo menos R$ 500 mil reais pela Carioca Engenharia.

Veja aqui a íntegra da denúncia.

Assessoria de Comunicação Social – Ascom
Procuradoria da República no Rio de Janeiro
Fones: (21) 3971-9460/9488
Email: prrj-ascom@mpf.mp.br