3 de Novembro de 2021 às 16h15

MPF abre concurso para seleção de estagiários de Direito em pós-graduação

Inscrições vão até 25 de novembro; bolsa auxílio é de R$ 1,7 mil

Banner de divulgação do estágio de pós graduação em Direito da PR-RJ. Trata-se de uma imagem de um homem, com terno e uma caneta na mão, escrevendo em uma tela transparente, onde aparece um desenho de uma lâmpada. Sobre o desenho, contém informações sobre o concurso, como data, como se inscrever e link para o edital.

Ascom - PR-RJ

O Ministério Público Federal (MPF) abriu inscrições para o concurso de estagiários de Direito em pós-graduação. Os interessados deverão realizar a pré-inscrição no site da Procuradoria da República do Rio de Janeiro, no período de 26 de outubro até às 17h do dia 25 de novembro. Para confirmar as inscrições, os candidatos interessados deverão enviar para o e-mail prrj-homologacao@mpf.mp.br, até às 17h de 26 de novembro, os documentos informados no edital.

O estágio será realizado de acordo com as atividades correlatas da área de formação, onde o candidato deverá preencher a declaração de opção da área escolhida, podendo optar por Direito Penal e Direito Público. Os estagiários, que terão uma jornada de trabalho de 20 horas semanais, irão receber bolsa-auxílio de R$ 1,7 mil e auxílio transporte de R$ 7 por dia. Além disso, possuem seguro contra acidentes pessoais e receberão o termo de realização do estágio ao final do contrato. Os pré-requisitos para inscrição no processo seletivo são: estar matriculado em uma das instituições de ensino conveniadas com o MPF e em curso com carga horária mínima de 360 horas. A comprovação desse requisito deverá ser feita a partir de documentação emitida pela instituição de ensino, no ato da inscrição, onde deverá constar o período em que o estudante está matriculado.

Inscrições -  Os candidatos interessados em participar do concurso deverão realizar suas pré-inscrições através do endereço https://horus.mpf.mp.br/horusnet_public/?app=processoSeletivoEstagioNet&concursos=RJ. Após o preenchimento da ficha, o candidato deverá apresentar, via e-mail, uma declaração comprovando matrícula em curso de pós-graduação em uma instituição conveniada, documento de identidade com foto, CPF, laudo médico em caso de se declarar como candidato com deficiência e as declarações devidamente preenchidas, que constam no edital (cotas raciais, minorias étnico-raciais e a declaração de opção de área de atuação).

Provas -  As provas estão previstas para 2 de dezembro, via sistema Moodle. Serão 40 questões objetivas e oito discursivas (2 de cada área); na discursiva, o candidato deverá responder às questões de Direito Constitucional e Teoria Geral do Processo, além de responder mais uma questão a partir de sua opção de área de atuação: ou Direito Penal (para aqueles que optarem pelo estágio em Direito Penal) ou Direito Administrativo (para aqueles que optarem pelo estágio em Direito Público). A duração das provas será de quatro horas e os conteúdos programáticos podem ser conferidos no edital do concurso.

Para a realização da prova, é recomendado que o candidato esteja apto para usar o computador em um local com conexão de internet estável, além de acessar o link para a realização da prova alguns minutos antes do horário previsto. Não será permitido o acesso de candidatos ao link da prova após o horário fixado para o início.

Confira aqui o edital e demais informações do processo seletivo.

Procuradoria da República no Rio de Janeiro
twitter.com/MPF_PRRJ
Atendimento à imprensa:
Canal no Telegram: https://t.me/mpfrj

Av. Nilo Peçanha, 31
Centro - Rio de Janeiro/RJ
CEP 20020-100

Atendimento de segunda a sexta, das 11h às 17h

Clique aqui para mais informações

Sala de Atendimento ao Cidadão:

Consulta Processual: clique aqui
Protocolo Eletrônico: