Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

5ª Região

11 de Abril de 2007 às 11h38

TRE-PE recebe denúncia do MPE contra juiz de Ouricuri

Magistrado é acusado de adulterar documentos para permitir a posse de três vereadores.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu ontem, 10 de abril, receber a denúncia da Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE/PE) contra Luiz Eduardo Souza Neto, juiz de direito titular da 1ª Vara da Comarca de Araripina, com exercício cumulativo na Comarca de Ouricuri. O magistrado vai responder pelo crime de falsidade ideológica para fins eleitorais.

Segundo o Ministério Público Eleitoral (MPE), por volta das 15h do dia 31 de janeiro de 2005, a promotora da 82ª Zona Eleitoral foi à Comarca de Ouricuri tomar ciência da sentença do juiz Luiz Eduardo Souza Neto, que aumentou de dez para 13 o número de vereadores da Câmara Municipal. No mesmo dia, a promotora recorreu da sentença e, até as 21h, quando saiu do Cartório Eleitoral, não havia qualquer ata de proclamação dos eleitos, nem ata de diplomação – até porque a sentença estava sob recurso.

Entretanto, no dia 1° de fevereiro, o magistrado, que estava em férias, foi ao Cartório Eleitoral e confeccionou uma ata de proclamação dos eleitos, inserindo-a nos autos antes do recurso do Ministério Público Eleitoral, e com data retroativa de 31 de janeiro. O magistrado registrou, ainda, expressamente, que até então não existia impugnação à sentença.

De acordo com a Procuradoria Regional Eleitoral, o juiz Luiz Eduardo Souza Neto abusou do exercício de suas funções e cometeu crime ao inserir data diferente da que deveria ser escrita, além de declarar falsamente que não havia nenhuma impugnação à sentença em questão, mesmo estando ciente do recurso impetrado pelo Ministério Público Eleitoral. A inserção de data retroativa ao recurso indica que o magistrado pretendia antecipar a posse dos vereadores.

Conduta lesiva - O procurador regional eleitoral Fernando José Araújo Ferreira ressaltou que a conduta do juiz  Luiz Eduardo Souza Neto foi potencialmente lesivo também aos cofres do município, uma vez que o magistrado deu à sentença efeito retroativo ao dia 1° de janeiro e determinou que a Câmara de Vereadores efetuasse o pagamento dos subsídios referentes a esse mês.

Com o recebimento da denúncia pelo TRE-PE, foi instaurada ação criminal. Se condenado, o magistrado estará sujeito a pena de reclusão de até cinco anos e pagamento de cinco a 15 dias-multa (em valor a ser estabelecido posteriormente pelo tribunal), agravada entre um quinto e um terço por tratar-se de funcionário público que cometeu o delito prevalecendo-se do cargo.

A Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE/PE) é o órgão do Ministério Público Eleitoral que atua perante o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE).


Cláudia Holder
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5ª Região
Telefone: (81) 2121.9869
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 - apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Matias Téves, 65
Ilha do Leite - Recife/PE
CEP 50070-465

PABX: (81) 2121-9800 / 9804
Atendimento de 10h às 17h

Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (81) 2121-9825
http://cidadao.mpf.mp.br/


Coordenadoria Jurídica - COJUD
(81) 92127583


Sistema de Protocolo Eletrônico

- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita