Javascript desabilitado
Logo MPF nome Logo MPF

5ª Região

22 de Fevereiro de 2007 às 12h49

TSE condena candidatos de Pernambuco por propaganda irregular

Tribunal Superior Eleitoral acatou recursos do Ministério Público Eleitoral.

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatou recursos da Procuradoria Regional Eleitoral de Pernambuco (PRE/PE) e condenou Carlos Wilson Campos – candidato a deputado federal nas eleições de 2006 –, José Adherval de Barros e André Luis Rangel de Farias – candidatos a deputado estadual – ao pagamento de multa de cinco mil UFIR (cerca de cinco mil reais) pela prática de propaganda irregular.

Foram multados também, no mesmo valor, o Partido dos Aposentados da Nação (PAN), a coligação Pernambuco Melhor (PT / PCdoB / PMN / PRB / PTB) e a coligação Pernambuco para Todos (PT / PTB / PRB / PCdoB).

Os então candidatos afixaram em seus comitês placas com dimensões que contrariam a Resolução nº 22.246 do TSE, que determina que “só não caracteriza outdoor a placa, afixada em propriedade particular, cujo tamanho não exceda a 4m²”. O uso de outdoors na campanha eleitoral foi proibido pela Lei nº 9.504/07.

Com a decisão do TSE, os ex-candidatos serão intimados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para efetuar o recolhimento da multa. Se o pagamento não for realizado no prazo estabelecido, o caso será encaminhado à Procuradoria da Fazenda Nacional, que inscreverá os condenados na dívida ativa da União, impedindo-os de concorrer a qualquer cargo eletivo até a quitação do débito.

Recursos - A PRE/PE, por meio dos procuradores eleitorais Maria do Socorro Leite de Paiva e Antônio Edílio Magalhães Teixeira, representou contra diversos candidatos no TRE-PE, que julgou improcedentes as representações por considerar que “o engenho publicitário o qual designa os comitês pode superar o limite de 4m² estabelecido para as propriedades particulares”.

A base do entendimento do tribunal é o texto do artigo 8º da Resolução no 22.261 do TSE: “Será assegurado aos partidos políticos e às coligações o direito de, independentemente de licença da autoridade pública e de pagamento de qualquer contribuição, fazer inscrever, na fachada de suas sedes e dependências, o nome que os designe, pela forma que melhor lhe parecer”.

A PRE/PE argumenta que o referido artigo autoriza a inscrição dos nomes dos candidatos na fachada de seus comitês eleitorais, mas não a afixação de placas de propagandas que sejam consideradas outdoors.

Os procuradores eleitorais que entraram com recursos junto ao TSE ressaltam que o uso de outdoors nas campanhas eleitorais foi proibido para diminuir a influência do poder econômico nas disputas por cargos eletivos, mas a possibilidade de construir suas próprias placas – às vezes até maiores do que os outdoors tradicionais – beneficia os candidatos que dispõem de mais recursos e desequilibra a disputa por cargos eletivos.

A Procuradoria Regional Eleitoral aguarda o julgamento de outros recursos no TSE que envolvem casos similares de propaganda irregular por meio de outdoors.

A PRE/PE é o órgão do Ministério Público Eleitoral que atua perante o Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PE).


Cláudia Holder
Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 5ª Região
Telefones: (81) 2121.9869 / 2121.9876
E-mail: ascom@prr5.mpf.gov.br



Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal
Procuradoria Regional da República da 5.ª Região
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
Telefones: (81) 2121.9823 / 2121.9824 / 2121.9894
Celular / WhatsApp: (81) 9.9213.9334 - apenas para atendimento a jornalistas (de segunda a sexta, das 10h às 17h)
E-mail: prr5-ascom@mpf.mp.br
Twitter: MPF_PRR5

Contatos
Endereço da Unidade

Rua Frei Matias Téves, 65
Ilha do Leite - Recife/PE
CEP 50070-465

PABX: (81) 2121-9800 / 9804
Atendimento de 10h às 17h

Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC)
Telefone: (81) 2121-9825
http://cidadao.mpf.mp.br/


Coordenadoria Jurídica - COJUD
(81) 92127583


Sistema de Protocolo Eletrônico

- Destinado a órgãos públicos e pessoas jurídicas.
Portal do Peticionamento Eletrônico
- Destinado a cidadãos e advogados.

Como chegar
Sites relacionados
Área Restrita